Notícias

Fundador do Ethereum critica ferramenta do X que revela localização

Vitalik Buterin, o criador do Ethereum, fez uma observação contundente sobre uma nova função do X, anteriormente conhecido como Twitter. Essa ferramenta permite que os usuários vejam a localização das contas na plataforma. Buterin acredita que, embora essa inovação possa trazer resultados positivos a curto prazo, os efeitos benéficos não vão durar muito.

Logo que a ferramenta foi lançada, muitos perfis políticos foram desmascarados. Um dos casos mais notáveis foi o de contas que fingiam ser de americanos, mas estavam na verdade em países longínquos.

Buterin, embora reconheça os benefícios imediatos, é cético em relação à eficácia do recurso a longo prazo. Em suas próprias palavras, ele afirmou que, em pouco tempo, pessoas com habilidades específicas vão encontrar jeitos de simular localizações falsas. Para ele, uma vez que esse sistema se torne amplamente utilizado, o perigo cresce.

Uma das suas principais preocupações é que essa nova função pode representar um risco para indivíduos que preferem permanecer anônimos. Ele ressaltou que a revelação de países sem o consentimento dos usuários é uma clara violação da privacidade, especialmente quando não há opções para se retirar disso.

A ferramenta foi lançada recentemente, especificamente no dia 22 deste mês. O responsável pelo produto do X, Nikita Bier, afirmou que isso é um “primeiro passo importante” para manter a integridade na plataforma. Ele ainda mencionou que mais funcionalidades devem ser adicionadas para ajudar os usuários a verificar a autenticidade do conteúdo que consomem.

Apesar de sua origem russa e das cidadanias canadense e montenegrina, a conta de Buterin mostra que ele está em Singapura. Isso só reafirma sua ideia de que a ferramenta pode ser facilmente manipulada por usuários que não possuem as melhores intenções.

E vale lembrar que, se um usuário estiver utilizando uma VPN, o próprio X avisa que a localização exibida pode não ser precisa. Assim, ele alerta que pode haver indicações de que a conta está sendo acessada através de um proxy, mudando a região ou o país que aparece no perfil.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo