Notícias

Gestora sugere aumento de 3x em ETFs de Bitcoin, Ethereum e ações cripto

A gestora de ativos Defiance Investments, famosa por criar fundos de índice (ETFs) para investidores com espírito aventureiro, está ampliando seu leque de opções. Recentemente, a empresa protocolou um pedido para lançar 49 novos fundos com alavancagem de 3x, focados principalmente em empresas de tecnologia e criptomoedas, além de ouro. Esses ETFs têm o objetivo de acompanhar o desempenho de criptoativos como Bitcoin, Ethereum e Solana.

No prospecto que foi apresentado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), os ETFs propostos vão oferecer não apenas alavancagens tradicionais, mas também versões inversas. Isso significa que, além de lucrar quando os preços sobem, existe a possibilidade de se beneficiar quando eles caem. Entre as empresas com as quais a Defiance está trabalhando, encontram-se a Coinbase, Robinhood, BitMine Immersion e Circle, esta última conhecida pela emissão da stablecoin USDC.

Esses novos fundos buscam oferecer um desempenho semelhante aos mini-trusts da Grayscale, que detêm grandes quantidades de Bitcoin e Ethereum, assim como ao ETF de Solana da Volatility Shares. Até agora, a Defiance já conta com ETFs que têm alavancagem de 2x, voltados para aqueles que especulam sobre as flutuações diárias dos mercados, especialmente no setor de tecnologia.

Entre os produtos já disponíveis estão o Daily Target 2X Long MSTR ETF e o Daily Target 2X Long HOOD, que visam retornar o dobro da variação diária das ações da MicroStrategy e da Robinhood, respectivamente.

Isso traz à tona um ponto importante: fundos com alavancagens de 3x são bastante raros. Muitos especialistas acreditavam que seria difícil a SEC aprovar novos produtos desse tipo, devido ao risco elevado de perdas em caso de movimentos inesperados nos preços. Aliás, o próprio prospecto fez questão de frisar que esses fundos “podem não ser adequados para todos os investidores”.

O analista de ETFs da Bloomberg, James Seyffart, comentou de forma bem-humorada nas redes sociais sobre o assunto: “As coisas estão ficando selvagens”. Essa expressão pode resumir bem a situação atual do mercado.

Além da Defiance, outras empresas como LeverageShares e Themes Trust também estão na fila para lançar seus próprios ETFs, apresentando propostas que incluem versões alavancadas de 3x focadas em empresas como Coinbase e Robinhood.

ETFs Alavancados

Abrindo um parêntese, em agosto, a SEC estava analisando mais de 90 propostas de ETFs que estavam ligadas a tokens individuais, cestas de criptomoedas e estratégias diversas. Esses pedidos surgiram após o sucesso estrondoso dos ETFs de Bitcoin e Ethereum, que juntos já acumulam cerca de US$ 150 bilhões em ativos, segundo dados do mercado.

O analista sênior da ETF.com, Sumit Roy, apontou que a abordagem tradicional indicava que a SEC só permitiria alavancagens de até 2x. No entanto, essas novas movimentações sugerem que o órgão pode estar disposto a liberar investimentos mais voláteis. Se esses novos fundos forem lançados, eles serão especialmente desenhados para traders que buscam uma estratégia de curto prazo e que estão dispostos a correr riscos mais elevados.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo