Notícias

Grupo de Trump solicita ETF com Bitcoin, Ethereum e outras criptos

Recentemente, um time ligado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um plano ambicioso: lançar um fundo de índice voltado para criptomoedas. A iniciativa é da Trump Media & Technology Group (TMTG), que é dona da rede social Truth Social. O pedido oficial foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) com um formulário S-1, na última terça-feira.

O projeto, chamado Truth Social Crypto Blue Chip ETF, tem como objetivo acompanhar o desempenho de cinco criptomoedas de destaque no mercado. As moedas escolhidas são: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Solana (SOL), Ripple (XRP) e Cronos (CRO). A proposta é bem estruturada, com a TMTG planejando alocar os investimentos desta forma: 70% em Bitcoin, 15% em Ethereum, 8% em Solana, 5% em Cronos e 2% em XRP. Essa composição será revista a cada três meses, permitindo ajustes baseados nas flutuações do mercado.

O ETF, se aprovado, vai operar de maneira passiva, o que significa que sua atuação será basicamente a de refletir os ganhos e perdas das moedas listadas. Ele seria negociado na NYSE Arca, uma bolsa que foca em produtos financeiros inovadores.

ETF do grupo de Trump

As cotas do fundo serão emitidas em grupos de 10 mil unidades e, inicialmente, aceitarão apenas operações com dinheiro. Transações diretas com criptomoedas, conhecidas como in-kind, precisam de uma autorização adicional da SEC.

A Foris DAX Inc., uma afiliada da Crypto.com, vai ser a responsável pela liquidez e reequilíbrio do fundo. Também será a custodiante dos ativos digitais, garantindo que tudo esteja seguro. Os preços de referência para as criptomoedas vão ser obtidos através da CF Benchmarks, que utiliza dados do CME Group, conhecido como o maior mercado de derivativos do mundo.

Esse passo do grupo de Trump é bastante significativo para a Truth Social, que está buscando ampliar sua presença no mercado financeiro digital, alinhando-se à sua famosa marca “America First”. O ETF representa uma estratégia clara para conquistar investidores que preferem um perfil mais conservador e que desejam explorar o potencial das criptomoedas.

Além do Crypto Blue Chip ETF, a Trump Media também protocolou dois outros pedidos de ETFs: um totalmente focado em Bitcoin e outro que combina Bitcoin e Ethereum, permitindo que investidores tenham uma exposição diversificada a essas duas criptomoedas famosas.

Essas ações mostram que o grupo não se limita mais ao campo da comunicação; agora, sua ambição é entrar de vez no universo dos investimentos digitais, o que pode atrair o público que se identifica com a proposta dele, em especial aqueles com uma visão republicana.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo