Grupo no Telegram organiza ataques pump-and-dump em Solana e BNB
Uma investigação recente no universo das criptomoedas está revelando ações de um grupo de “degens”, que se organiza pelo Telegram para realizar ataques de pump-and-dump em várias blockchains. Esses golpistas conseguem, em questão de minutos, elevar o valor de tokens de baixa capitalização em até sete dígitos, para logo depois drenar toda a liquidez do mercado.
Segundo um relatório da Solidus Lab, esse grupo, que se identifica como “PumpCell”, tem se destacado em ataques nas redes Solana e BNB Chain. E os resultados são impressionantes: eles teriam lucrado cerca de US$ 800 mil apenas em outubro.
Como Funciona o Esquema?
O método utilizado pelo grupo envolve o uso de bots, como o Maestro e o Banana Gun. Esses robôs realizam transações rápidas e intensas com tokens que eles próprios lançam ou escolhem entre os recém-criados na comunidade. Essa movimentação gera um movimento artificial de compra, chamando a atenção de traders que acabam adquirindo o token.
Depois, eles ampliam ainda mais o interesse pelos tokens utilizando memes e referências a tendências culturais do momento. Assim, a bolha vai crescendo, e a expectativa dos investidores aumenta. Um exemplo destacado foi o token Zero, criado na Solana, que alcançou uma capitalização de mercado de US$ 2 milhões, mas desabou em menos de uma hora após o pico.
Saindo com o Lucro
Para retirar os lucros dessas operações, mais de 25% das carteiras associadas ao grupo enviaram os fundos para exchanges centralizadas, como a Binance. Outros utilizaram o método de negociação “over the counter”, que consiste na troca de dinheiro físico por valores transferidos de forma digital, dificultando bastante o rastreamento.
Como se Proteger?
A Solidus sugere que uma maneira de combater esse tipo de fraude no setor de criptomoedas é integrar análises em tempo real de Market Makers Automáticos (AMMs), juntamente com agrupamentos comportamentais de carteiras e rastreamento on-chain de fundos. Essas medidas ajudariam a identificar operações suspeitas antes que o dano ocorra.
Essas informações são cruciais para os investidores. Estar atento a essas manobras pode fazer a diferença entre um bom investimento e uma armadilha. O mercado de criptomoedas é dinâmico e cheio de oportunidades, mas é importante sempre estar bem informado e ciente dos riscos envolvidos.





