Notícias

Grupos do Reino Unido solicitam inclusão da blockchain pelo governo

Grupos comerciais do Reino Unido estão pressionando o governo britânico para que a tecnologia blockchain seja incluída na parceria “Tech Bridge” com os Estados Unidos. Uma carta, assinada por uma doze de associações de setores como finanças, tecnologia e criptomoedas, foi enviada ao Secretário de Negócios, Peter Kyle, e à Secretária Econômica do Tesouro, Lucy Rigby.

Nesse documento, os representantes ressaltam que a tecnologia de registro distribuído deveria ser um “pilar central” nessa colaboração antes da visita do presidente americano, Donald Trump, que está marcada para a próxima semana. A carta argumenta que deixar os ativos digitais de fora da “Tech Bridge” seria um grande erro, alertando que isso pode colocar a Grã-Bretanha em desvantagem enquanto outros países, especialmente no Oriente Médio e na Ásia, estão se movendo rapidamente para definir as normas financeiras do futuro.

Grandes planos, possíveis obstáculos

Dentre os signatários da carta estão instituições como o UK Cryptoasset Business Council (UKCBC), a UK Finance e a TheCityUK. No texto, eles destacam que a tecnologia de registro distribuído representa uma verdadeira transformação tecnológica. Além disso, afirmam que, junto com outras inovações, ela pode modernizar os serviços financeiros, agilizar pagamentos e melhorar a inclusão financeira.

Simon Jennings, diretor do UKCBC, mencionou a ideia de criar um corredor para pagamentos em stablecoins entre o Reino Unido e os EUA. Eles também desejam promover a “tokenização” de ativos financeiros tradicionais e garantir mercados mais líquidos para criptoativos entre os dois lados do Atlântico. Embora a visita de Trump esteja confirmada, há especulações de que a agenda possa ser alterada devido ao falecimento de um aliado dele, Charlie Kirk.

O impulso do Reino Unido para a tecnologia blockchain

Mais iniciativas a favor da tecnologia blockchain estão ganhando força no Reino Unido. Recentemente, uma petição pública pediu uma estratégia inovadora para blockchain e stablecoins, intensificada pela comunicação da exchange de criptomoedas Coinbase com seus usuários.

Um estudo divulgado em agosto revelou que cerca de 25% dos adultos britânicos estão abertos à ideia de incluir criptomoedas em seus planos de aposentadoria. Para facilitar o acesso a esses ativos digitais, o regulador financeiro do Reino Unido decidiu suspender a proibição de notas negociadas em exchanges de cripto para investidores de varejo, com a nova medida entrando em vigor em 8 de outubro. Essa decisão promete tornar as criptomoedas mais acessíveis, especialmente para quem não está muito familiarizado com a tecnologia.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo