Notícias

Henry Ford previu o bitcoin há 103 anos? Veja a teoria

Henry Ford, o famoso fundador da Ford Motor Company, talvez tenha previsto o Bitcoin há mais de um século. Uma matéria antiga, datada de 1921 e publicada no New York Tribune, traz Ford sugerindo a substituição do ouro por uma “moeda baseada em energia” para estruturar uma nova economia global e até reduzir conflitos.

Na reportagem, Ford apresentava uma proposta bem ousada: criar um sistema monetário respaldado pela energia em vez de metais preciosos. A ideia era que os recursos energéticos poderiam servir como base para uma nova riqueza mundial, mudando completamente a forma como entendemos o valor do dinheiro.

Ele acreditava que o valor da moeda poderia estar relacionado à produção de energia, criando uma espécie de “padrão energético.” Isso significaria que a riqueza estaria atrelada à capacidade de gerar eletricidade e não ao acúmulo de metais raros, como o ouro que conhecemos.

De forma semelhante, o Bitcoin também faz essa conexão entre energia e valor. Na rede criada por Satoshi Nakamoto, os novos blocos só são adicionados através da prova de trabalho, um processo em que mineradores competem para resolver cálculos complexos que demandam muito consumo de energia elétrica. Esse gasto é essencial, pois ajuda a proteger a rede contra fraudes, tornando muito caro tentar manipular as informações ou reverter transações.

Esse uso da energia como segurança é visto por muitos especialistas como o alicerce econômico do Bitcoin. Quanto mais energia a rede consome, maior é o hashrate — um indicador da força computacional dos mineradores. Um hashrate elevado significa que a rede é mais resistente a ataques e, consequentemente, mais confiável.

Elon Musk ecoa Ford

Recentemente, a ideia de Ford ganhou destaque novamente através de comentários de Elon Musk. O empresário, que está à frente de gigantes como a Tesla e a SpaceX, compartilha a mesma visão: para ele, o valor do Bitcoin vem da energia necessária para minerá-lo.

Em uma conversa com o influenciador Nikhil Kamath, Musk reafirmou que a energia é o fundamento econômico mais básico da humanidade. “Energia é a verdadeira moeda”, afirmou. “Você não pode legislar sobre energia; não dá para assinar uma lei e criar um monte de energia. É difícil criar energia”, completou.

Musk foi ainda mais longe ao prever um futuro em que a moeda corrente pode deixar de existir e ser substituída apenas pela energia. Esses pensamentos não só ressoam com as ideias de Ford, mas trazem uma perspectiva interessante para o futuro das nossas economias.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo