Notícias

Instrumentos financeiros podem levar o BTC a US$ 10 trilhões

Produtos como os contratos de opções, que são instrumentos financeiros que permitem aos investidores escolher se querem comprar ou vender um ativo a um preço previamente estabelecido, podem levar a capitalização de mercado do Bitcoin (BTC) a impressionantes US$ 10 trilhões. Essa é a opinião do analista de mercado James Van Straten.

Ele comenta que esses instrumentos atraem o interesse de investidores institucionais e ajudam a controlar a famosa volatilidade do mercado de ativos digitais. Van Straten destaca o aumento no interesse por contratos futuros de BTC na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), que é considerada a maior plataforma de derivativos do mundo.

Ele afirma que “o interesse em aberto por opções na CME está em alta histórica, parcialmente impulsionado por estratégias sistemáticas, como as chamadas ‘calls cobertas’. Isso indica que o mercado está se tornando mais maduro, com maior liquidez em torno do Bitcoin”.

Quando a volatilidade diminui, a situação pode ser um pouco complicada. Isso significa que, embora as quedas bruscas possam se tornar menos frequentes, isso também pode limitar os super ganhos que os traders costumavam desfrutar. Van Straten ressalta que analistas continuam a discutir o impacto dos produtos de derivativos financeiros no Bitcoin e no mercado de criptomoedas como um todo. Enquanto alguns veem esses sinais como uma sinalização de maturidade, outros acreditam que a psicologia do investidor ainda é o fator principal que realmente move os mercados.

O ciclo de mercado de quatro anos está morto?

As opiniões ainda estão divididas sobre a influência de investidores institucionais e produtos de investimento nos mercados de criptomoedas. Seamus Rocca, CEO do Xapo Bank, acredita que o ciclo de quatro anos do Bitcoin não está acabado. Para ele, os mercados vão continuar a ser influenciados por ciclos de notícias, o sentimento popular e a psicologia dos investidores.

Rocca comenta: “Muitas pessoas estão dizendo que, com a chegada das instituições, a natureza cíclica do Bitcoin está morta. Não tenho certeza se concordo com isso.”

Outro analista, Matthew Kratter, defende que a psicologia humana é o verdadeiro motor por trás das movimentações do mercado. Para ele, até mesmo os investidores institucionais podem agir de maneira impulsiva, assim como os investidores comuns. “O último mercado de baixa do Bitcoin, entre 2021 e 2022, foi em grande parte causado por decisões equivocadas de investidores institucionais em empresas como Grayscale, Genesis, Three Arrows Capital e FTX”, observa Kratter.

Essas conversas entre analistas mostram o quanto o universo das criptomoedas é dinâmico e reflete a complexidade dos sentimentos dos investidores, tanto grandes quanto pequenos. Acompanhar esses desdobramentos pode trazer insights valiosos para quem está dentro desse mundo fascinante.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo