Notícias

Jovens investidores aumentam investimentos em criptomoedas, aponta relatório

A Coinbase divulgou recentemente um relatório bem bacana intitulado “State of Crypto Q4 2025”. Nele, eles trazem informações sobre como as pessoas estão lidando com suas finanças nos Estados Unidos. Uma das descobertas mais interessantes é que os investidores mais jovens estão largando as estratégias tradicionais de acumulação de patrimônio e passando a investir em criptomoedas como o Bitcoin (BTC).

A pesquisa foi feita em parceria com a Ipsos e ouviu 4.350 adultos americanos. O resultado mostrou que tanto a Geração Z quanto os Millennials estão muito mais abertos a explorar ativos alternativos em comparação com as gerações anteriores.

Os números falam por si: 73% dos adultos mais jovens acreditam que está mais difícil acumular riqueza usando as formas tradicionais. Eles apontam o aumento dos custos de moradia e o crescimento lento dos salários como barreiras para ter sucesso financeiro apenas através de ações e imóveis.

O “sistema legado” e a sensação de exclusão

Essa sensação de exclusão em relação ao sistema financeiro tradicional afeta como esse público jovem investe seu dinheiro. De acordo com a pesquisa, os jovens mantêm 25% de suas carteiras alocadas em ativos não convencionais, como criptomoedas e produtos emergentes. Para comparação, os investidores mais velhos dedicam apenas 8% a essas categorias alternativas.

Embora a posse de ações permaneça relativamente semelhante entre gerações, o que realmente se destaca é o interesse dos jovens em adicionar novas opções às suas estratégias. O estudo revela que eles buscam ativamente formas de obter rendimentos que vão além dos dividendos tradicionais. Existe uma clara disposição de experimentar novos mercados se isso significar uma chance real de alcançar a riqueza.

Criptomoedas como ferramenta para ascensão social

O uso de criptomoedas destaca ainda mais o abismo geracional na pesquisa. 45% dos jovens investidores afirmam ter criptomoedas, enquanto apenas 18% dos mais velhos afirmam o mesmo. Para muitos, as criptomoedas representam oportunidades financeiras que o sistema bancário tradicional não oferece. Quatro em cada cinco adultos jovens acreditam que essa tecnologia terá um papel crucial na economia global em breve.

E o interesse não para por aí. Cerca de 80% desse público está disposto a experimentar novas oportunidades de investimento, como vendas de tokens que estão em estágio inicial. Esses investidores também demonstram curiosidade por produtos emergentes, incluindo mercados de previsão e finanças descentralizadas (DeFi), que funcionam em um ritmo muito mais dinâmico.

Assim, fica claro que os jovens estão buscando plataformas que se movimentem no ritmo da internet, diferente do horário das instituições financeiras. A Coinbase observou que esses investidores são mais ativos e dispostos a correr riscos maiores em busca de retornos significativos. Eles até trabalham na criação de uma “Everything Exchange”, com o objetivo de facilitar negociações contínuas, seguras e globais.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo