Kiyosaki prevê fim do dólar e sugere Bitcoin e Ethereum
Robert Kiyosaki, o autor famoso por seu best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, não está poupando palavras quando fala sobre a situação do dólar. Ele acredita que a moeda americana está dando seus últimos suspiros. Kiyosaki, que tem uma base fiel de 2,8 milhões de seguidores no X (Twitter), tem sido um grande defensor do Bitcoin e, mais recentemente, também mencionou o Ethereum.
Ele não para por aí: Kiyosaki criticou novamente a velha estratégia de investir 60% em ações e 40% em títulos. Para ele, investir em metais preciosos como ouro e prata é uma alternativa muito mais promissora. “Os fatos são que o ouro superou as ações e os títulos por anos… mas ninguém comentou sobre isso”, desabafou Kiyosaki.
Kiyosaki e sua preferência por ouro, prata, Bitcoin e Ethereum
Parece que 2025 está sendo um ótimo ano para Kiyosaki como investidor. Só para se ter uma ideia, o Bitcoin está com uma alta de 30,1% desde o começo do ano, enquanto ouro e prata tiveram uma valorização de 53,2% e 75,1%, respectivamente. Kiyosaki também está de olho no Ethereum, que subiu 30,8% recentemente.
Em um de seus tuítes, ele levantou a bandeira da diversificação de investimentos. Para ele, o dólar americano está em um caminho perigoso, e por isso, ele recomenda aumentar as reservas em ouro, prata, Bitcoin e Ethereum. “Quem guarda dólares americanos é um perdedor. Seja um vencedor. Cuide-se”, disse Kiyosaki.
Ele continuou sua crítica aos portfólios tradicionais, lembrando que a abordagem 60/40 morreu em 1971, quando o presidente Nixon retirou o dólar do padrão-ouro. “Que tipo de investidor compraria títulos de um país em crise?”, questionou.
E não para por aí: Kiyosaki comentou sobre o novo modelo sugerido pelo Morgan Stanley, que propõe uma divisão 60/20/20, onde os 20% em vez de títulos seriam em ouro. Para ele, isso pode dar aos investidores uma aposentadoria mais tranquila. Mas a mensagem principal que ele passa é que cada um deve encontrar o seu próprio caminho no investimento, sem se apegar a fórmulas prontas.
Kiyosaki enfatiza que prefere investir em ativos reais como moedas de ouro e prata, Bitcoin, Ethereum, e até mesmo em imóveis para aluguel. Ele tem experiência – é financeiramente livre há mais de 30 anos e nunca se baseou nas abordagens tradicionais que muitos recomendam.
“A lição aqui é buscar a fórmula de investimento que funcione para você”, conclui.