Líderes de cripto e IA compartilham playlists do Spotify
O CEO da Coinbase, Brian Armstrong, tem uma playlist bem peculiar chamada “Repeat”, que, adivinha, toca a mesma música de trance 60 vezes. Já o Sam Bankman-Fried, ex-fundador da FTX, se declara fã de “Yellow”, do Coldplay. E o Sam Altman, da OpenAI, se anima com “Get Ur Freak On” da Missy Elliott. Essas informações vêm de um vazamento de contas no Spotify, conhecido como Panama Playlists, que revelou várias playlists de figuras públicas como líderes de tecnologia, políticos e jornalistas.
O site responsável pelo vazamento afirma ter encontrado contas reais de diversos famosos. O que mais chama a atenção é que muitos deles usam seus nomes verdadeiros. Através de uma investigação cuidadosa, é possível confirmar a identidade dos donos das playlists. O autor desse trabalho menciona ter explorado suas músicas durante mais de um ano. Alguns até possuem uma configuração que permite ver qual foi a última faixa escutada!
Apesar de não sabermos com certeza se todas as informações são precisas, algumas pessoas já confirmaram a autenticidade dos vazamentos. Palmer Luckey, fundador da Oculus VR, foi um desses; ele expressou seu amor por Kelly Clarkson em um tweet.
Brian Armstrong
Brian Armstrong é conhecido pela sua playlist “Repeat”, que está entre as mais inusitadas do mundo cripto. O CEO também possui uma outra chamada “Favs”, que reúne músicas do musical Hamilton, e uma lista matinal com Whitney Houston. Quando questionado sobre sua escolha musical estranha, ele explicou que a playlist o ajuda a se concentrar. Muitos se perguntaram se não seria mais fácil usar apenas o botão de repetir.
Sam Bankman-Fried
Sam Bankman-Fried, depois de ter sua vida marcada por polêmicas e sua prisão em 2022, teve suas playlists expostas. Sua lista “soft” inclui músicas como “Yellow” do Coldplay e “Hey There Delilah” do Plain White T’s, enquanto a “loud” é repleta de hits enérgicos como “Mr. Brightside” do The Killers. Curiosamente, a maioria das músicas foi adicionada em 2016, um tempo que provavelmente remete à sua época na Jane Street Capital. A última música da sua lista agitada, “Save Your Tears” do The Weeknd, foi adicionada em 2021, um detalhe que pode carregar um simbolismo pessoal.
Sam Altman
Sam Altman, o CEO da OpenAI, tem uma playlist cheia de sucessos que ele compilou com a ajuda do Shazam, um aplicativo que identifica músicas. Entre suas faixas, estão grandes clássicos, como “Make You Feel My Love” da Adele, junto com hits dançantes.
Outros Líderes em Cripto e IA
O vazamento revelou 49 contas de figuras proeminentes, incluindo políticos como o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o apresentador Seth Meyers. Marc Andreessen, da firma de capital de risco Andreessen Horowitz, tem uma playlist chamada “Go The Fuck To Sleep”, com instrumentais relaxantes. Ilya Sutskever, ex-cientista-chefe da OpenAI, parece ter uma vida musical eclética, misturando Eminem, Metallica e TOOL. Já o cientista-chefe da Meta, Yann LeCun, é fã de jazz, com faixas de Antonio Carlos Jobim.
Garry Tan, do Y Combinator e entusiasta das moedas meme, teve suas canções mais tocadas reveladas, com “Witches” de Alice Phoebe Lou no topo. Nikita Bier, da X e consultor da Solana, compartilhou sua playlist de verão, cheia de sons do Disclosure e do DJ Jamie XX.
Embora essas revelações sejam divertidas, a precisão dos dados ainda gera questionamentos. O criador do site, que se inspira nos Panama Papers de 2016, se dedicou a revelar não contas bancárias, mas os gostos pessoais de diversas celebridades. É uma forma de expor as preferências que estavam sob sigilo.