Monero resiste à queda do mercado com foco em privacidade
A Monero tem se destacado de forma surpreendente ao valorizar em meio a uma onda de queda no mercado financeiro. Isso sugere que está havendo uma movimentação de capital dentro do setor de criptomoedas voltado para a privacidade. Nos últimos dias, a altcoin, que foca no anonimato, alcançou uma máxima intradiária de US$ 377,63. Apenas nas últimas 24 horas, a alta foi de 4,4% e de 13,4% no último mês, mostrando força mesmo com uma liquidação de US$ 2 bilhões no mercado.
Esse movimento parece ser parte de uma tendência mais ampla, onde investidores estão buscando moedas de privacidade. Moedas como Zcash, Dash e Decred também registraram ganhos expressivos na terça-feira, porém na quarta elas sofreram quedas de até 20%. Isso tudo indica que os investidores estão transferindo seus recursos para a Monero, um dos projetos mais antigos e respeitados nesse nicho.
O aumento das moedas de privacidade
O que está impulsionando essa movimentação é uma crescente preocupação com o anonimato nas transações financeiras. Especialistas explicam que, com as regulamentações globais se tornando mais rígidas e a expectativa de que as exchanges tenham que compartilhar informações sobre a propriedade das carteiras com as autoridades fiscais a partir de 2026, a privacidade se tornou um tema muito relevante no universo das criptomoedas.
Georgii Verbitskii, fundador da TYMIO, mencionou que essa demanda por privacidade é uma resposta às novas exigências. E o CEO da AMLBot, Slava Demchuk, corroborou essa ideia ao afirmar que a fiscalização está fazendo os usuários migrarem para alternativas que ofereçam mais segurança.
Peter Chung, da Presto Research, destacou que essa dinâmica de capital pode ser vista como uma característica do atual ciclo de mercado. Segundo ele, existem “bolsões de força” nas moedas de privacidade que estão atraindo o interesse do varejo. Quando o mercado mais amplo apresenta dificuldades, as pessoas buscam ativos que se comportam de maneira diferente, funcionando como refúgios.
A boa performance da Monero revela essa busca por ativos que são percebidos como estáveis, especialmente em tempos turbulentos. Os traders parecem estar priorizando projetos com fundamentos sólidos que ofereçam propostas únicas e que se destaquem da tempestade que assola o mercado.





