Notícias

Movimento oposto das criptomoedas de privacidade explicado

A Monero (XMR), uma criptomoeda que preza pela privacidade, teve uma valorização impressionante de mais de 23% na última semana. Isso aconteceu em um período de mercado cripto mais tranquilo, influenciado pelo feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Em contrapartida, a Zcash (ZEC) enfrentou uma queda de cerca de 25% nesse mesmo intervalo.

Atualmente, a Monero está sendo negociada por aproximadamente US$ 407, enquanto a Zcash fica em torno de US$ 474. Esses números são da plataforma CoinGecko e refletem como essas moedas têm se comportado no mercado.

O que está por trás dessas mudanças?

O interesse em criptomoedas focadas em privacidade tem sido uma força poderosa no mercado. Nessa categoria, além da Monero e da Zcash, temos também a Dash e outros tokens relacionados. A boa notícia é que, de modo geral, essas altcoins têm se mostrado mais resistentes às turbulências da economia global.

O que explica a recente queda da Zcash e a ascensão da Monero? Isso parece estar ligado a uma rotação de capital dentro das moedas de privacidade. Segundo Quinten van Welzen, um especialista na área, a crescente demanda por privacidade está beneficiando ambas as criptomoedas. Ele também observa que os movimentos de valorização e desvalorização muitas vezes são resultado de posicionamento e timing, e não de uma mudança na demanda real por privacidade.

É importante lembrar que nem todas as criptomoedas focadas em privacidade são iguais. No geral, esse segmento viu uma queda de 3,8% nas últimas 24 horas e quase 40% na última semana. No entanto, a Monero se destacou com um aumento de 4,1% no mesmo período, enquanto a Zcash e a Dash registraram perdas de 4,4% e 7,3%, respectivamente.

Analises mais detalhadas mostram que o desempenho recente da Monero está muito relacionado aos mercados futuros. Há uma pressão de venda constante nos mercados à vista, mas a movimentação nos futuros tem se mostrado positiva. Isso significa que enquanto a compra à vista permanece mais estável, os contratos futuros estão apresentando aumento, segundo dados do CoinGlass.

Adicionalmente, o aumento no interesse aberto, ou seja, o número de posições que ainda estão em aberto, confirma que essa movimentação foi impulsionada mais por especulação dos traders de futuros do que por compras diretas. Geralmente, uma alta liderada por contratos futuros é considerada um sinal fraco, especialmente se os compradores à vista não acompanharem. Isso pode indicar que a recente valorização da Monero pode não se sustentar, caso os investidores decidam liquidar suas posições, realocando seus lucros para a Zcash, Dash ou outras moedas populares desse nicho.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo