Notícias

Polícia Civil captura líder de pirâmide de criptomoedas

A Polícia Civil do Mato Grosso, através da Decon-MT, lançou a operação chamada Rede de Mentiras nesta sexta-feira (12) para desmantelar uma pirâmide de criptomoedas conhecida como Metaverso Soluções. O principal suspeito, Jonathan Bispo, já está preso.

As investigações revelaram que um grupo de empresas estava atraindo investidores com promessas enganosas de lucros rápidos e garantidos com criptomoedas. Pessoas de várias partes do Brasil acreditaram nas promessas dessas empresas, como a Metaverso Soluções Digitais Ltda, a Multiverso Digital Ltda e a Bispo Investments Ltda, e acabaram perdendo milhões de reais.

Para ajudar a desmantelar esse esquema, a polícia contou com a colaboração do investigador Luiz Souza, famoso por suas ações contra golpes de criptomoedas no país.

Fim da pirâmide de criptomoedas Metaverso Soluções com operação da polícia civil: “7% ao mês”

O esquema prometia retornos fixos de 7% ao mês, atraindo investidores desesperados por uma oportunidade de obter renda. Muitas famílias foram afetadas, tendo perdas que variavam de milhares a milhões de reais.

As apurações mostraram que o esquema movimentou grandes quantias por meio de anúncios em redes sociais e transmissões ao vivo no YouTube, no canal “Treta Trader”. Além de garantir rentabilidade sem riscos, os envolvidos incentivavam a entrada de novos investidores, uma prática clásica de pirâmides financeiras.

A justiça já autorizou o bloqueio de bens dos suspeitos, totalizando até R$ 1.354.206,00. Além disso, foram expedidos um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.

Fui lesado, o que fazer?

As vítimas desse golpe devem entrar em contato com a Polícia Civil do Mato Grosso para relatar seus prejuízos. É importante registrar um boletim de ocorrência ou visitar a Delegacia do Consumidor, que fica na Rua General Otávio Neves, nº 69, no Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá-MT. O contato também pode ser feito pelo e-mail decon@pjc.mt.gov.br.

Para quem deseja fazer denúncias anônimas, é possível ligar para o telefone 197 ou registrar o boletim de ocorrência em qualquer delegacia do estado. Uma opção bastante prática é utilizar a Delegacia Digital, acessando o site delegaciadigital.pjc.mt.gov.br.

Convém lembrar que a Metaverso Soluções acionou veículos de comunicação sobre criptomoedas, como o Livecoins, buscando retirar matérias do ar. Entretanto, a empresa já enfrentava restrições e havia sido notificada pela CVM em 2025 devido a atividades ilícitas.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo