Notícias

Polícia confisca Bitcoin de criminosos e ressarce vítima

A Polícia de Lancashire, junto com o Ministério do Interior do Reino Unido, vai dividir uma bolada de 1 milhão de libras esterlinas, o que dá aproximadamente R$ 7,33 milhões. Essa quantia é resultado de um confisco de Bitcoin, e a notícia veio à tona nesta segunda-feira (4).

Esse dinheiro está ligado a um roubo que aconteceu em dezembro de 2017, quando os criminosos converteram o valor roubado em criptomoeda. Mesmo que a vítima tenha recebido a compensação, o Bitcoin se valorizou tanto nos últimos anos que o valor ultrapassou o montante original do roubo. De acordo com a legislação, as vítimas não podem receber mais do que perderam, e isso explica por que a polícia ficou com essa quantia extra.

Criminosos compraram Bitcoin, mas lucro ficou para a polícia

Os detalhes do caso revelam que os responsáveis pelo roubo, originários de cidades como Blackpool, Fleetwood e Blackburn, já estão atrás das grades, cumprindo pena. Embora a polícia não tenha divulgado nomes, a situação sugere que esses indivíduos podem estar envolvidos em um ataque a uma corretora de criptomoedas na Austrália. Na época, eles se tornaram notícia ao distribuir dinheiro pela cidade e até comprar carros para estranhos.

Parte do valor que foi roubada foi convertida em Bitcoin, e como a criptomoeda teve um crescimento expressivo, a polícia conseguiu ressarcir a vítima com o valor original e ainda sobrou cerca de 1 milhão de libras. Um juiz autorizou o uso desse montante extra, permitindo que fosse dividido entre o Ministério do Interior e a Polícia de Lancashire.

O plano, segundo o comunicado, é que as 500 mil libras que cabem à polícia sejam investidas em combate ao crime. Isso inclui a compra de drones, dispositivos para bloquear chamadas indesejadas e outros projetos voltados para a comunidade.

David Wainwright, um detetive da Unidade de Crimes Econômicos, comentou que esse resultado é muito positivo para a população de Lancashire e que espera que essa nova legislação seja utilizada numerosas vezes no futuro. Ele também reforçou que é raro que bens relacionados a crimes se valorizem a ponto de superar o valor do crime original, mas essa situação permitiu que a vítima fosse totalmente compensada, além de possibilitar investimentos no combate à criminalidade.

Com uma população de cerca de 1,5 milhão de habitantes, essa quantia pode ter um impacto significativo na segurança pública da região. Vale lembrar que a estratégia na Inglaterra se assemelha a iniciativas nos Estados Unidos, que estão construindo uma reserva de Bitcoin com moedas apreendidas de casos sem vítimas, como o famoso caso da Silk Road.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo