Robinhood avança na tokenização com ações da UE em blockchain
A Robinhood está avançando com força no mercado de ativos do mundo real, os chamados RWAs. Recentemente, a corretora digital anunciou o lançamento de uma blockchain de camada 2, que promete facilitar a tokenização e a negociação de ações para os usuários da União Europeia. Essa novidade permite acesso a mais de 200 tokens de ações dos EUA e ETFs, tudo isso por meio da rede Arbitrum, como foi revelado pela empresa nesta segunda-feira.
Os usuários da Robinhood poderão negociar esses tokens de ações sem nenhuma tarifa e vão contar com a possibilidade de operar 24 horas por dia, cinco dias na semana. Uma excelente oportunidade para quem está em busca de diversificação!
Além disso, a corretora está implementando contratos perpétuos futuros na Europa. Isso significa que traders qualificados poderão operar esses derivativos com uma alavancagem de até três vezes, com as transações sendo realizadas pela Bitstamp, a exchange de criptomoedas adquirida recentemente pela Robinhood por 200 milhões de dólares.
Vale lembrar que a Robinhood não é pioneira nesse segmento. A Gemini, outra exchange conhecida, já oferece ações tokenizadas, incluindo uma versão das ações da MicroStrategy, que é focada em Bitcoin.
Expansão das operações da Robinhood em cripto
A Robinhood apresentou essa nova proposta de tokenização poucos dias após lançar contratos futuros micro para Bitcoin, XRP e Solana. Essa estratégia torna o acesso ao mercado de derivativos muito mais fácil, permitindo que traders operem com requisitos de capital bem menores.
Em uma jogada estratégica, a Robinhood também adquiriu a operadora canadense de criptoativos WonderFi por 179 milhões de dólares em maio. Além disso, a empresa está empenhada em promover uma legislação mais clara sobre tokenização nos Estados Unidos e apresentou uma proposta à Comissão de Valores Mobiliários, sugerindo a criação de uma estrutura nacional para os RWAs.
Os planos incluem o lançamento da Real World Asset Exchange, uma plataforma que possibilitará negociações off-chain com liquidação on-chain, um modelo que promete simplificar e potencializar as operações.
O mercado de ativos do mundo real tokenizados não para de crescer, tendo superado os 24 bilhões de dólares até junho, de acordo com um relatório recente. Contudo, é importante notar que muito desse crescimento é impulsionado por crédito privado e dívidas de títulos do governo dos EUA, com ações tokenizadas representando uma fração, com menos de 400 milhões de dólares.