Notícias

RWAs da Solana expandem com parceria entre Chintai e Splyce

Os protocolos de ativos do mundo real, conhecidos como RWAs, como a Splyce e a Chintai, estão inovando na blockchain Solana com um produto novo e empolgante. Essa novidade promete abrir as portas para que usuários comuns tenham acesso a valores mobiliários tokenizados que, até então, eram dominados por instituições. A ideia é trazer a tokenização para mais gente, ampliando seu alcance em uma das maiores redes blockchain do globo.

Esse novo produto é baseado nos S-Tokens, que funcionam como um tipo de “espelho”. Ou seja, embora os usuários não tenham a propriedade direta dos valores tokenizados que a Chintai oferece, conseguem ganhar com os rendimentos gerados por eles. Os S-Tokens foram projetados para democratizar o acesso aos rendimentos que antes eram restritos a investidores institucionais, já que, geralmente, esses produtos funcionam como verdadeiros “jardins murados”, com barreiras de entrada altíssimas.

O conceito por trás dos S-Tokens visa combater essa exclusão, permitindo que mais pessoas se beneficiem de rendimentos que, de outra forma, ficariam longe do alcance. Além disso, ao utilizar a Splyce, os usuários podem gerenciar esses ativos diretamente de suas carteiras Web3, mantendo a flexibilidade que é uma característica marcante do DeFi.

Ross Blyth, diretor de marketing da Splyce, destaca que não existem restrições geográficas para a oferta dos S-Tokens. Eles são tão acessíveis quanto stablecoins conhecidas como USDC ou USDT. Mesmo assim, os depósitos continuam a passar pelo monitoramento padrão de KYC/AML, necessário para garantir a conformidade com as normas contra lavagem de dinheiro. A primeira versão dos S-Tokens contará com o Kin Fund, um fundo imobiliário tokenizado da Kin Capital, que será oferecido nessa rede inovadora.

Um possível impulso ao momento dos RWAs na Solana

A Solana se destaca por sua capacidade de processamento rápida e taxas baixas, além de um ecossistema de desenvolvedores fervilhante. E o mais interessante é que os ativos tokenizados na Solana já ultrapassaram a marca de US$ 656 milhões. Apenas Ethereum, ZKsync Era, Polygon e Aptos têm mais ativos tokenizados neste momento.

Desde o começo do ano, o valor dos ativos tokenizados na Solana teve um crescimento impressionante de mais de 260%. Entre os produtos mais populares, além das stablecoins, estão o Ondo US Dollar Yield e o Ondo Short-Term US Government Bond Fund, que oferecem acesso a títulos do Tesouro dos EUA de forma tokenizada.

E tem mais: a BlackRock também fez sua entrada no ecossistema Solana com o seu USD Institutional Digital Liquidity Fund (BUIDL). Isso fez do BUIDL um dos principais produtos de Treasuries tokenizados entre as blockchains, mostrando ainda mais a relevância da Solana na adoção institucional de RWAs.

Embora muitos dos produtos de RWAs na Solana ainda estejam limitados a investidores institucionais e qualificados, alternativas estão surgindo. A Ondo Finance, por exemplo, anunciou que vai trabalhar para aumentar o acesso ao varejo por meio de uma parceria com a Alchemy Pay.

Enquanto isso, o YieldCoin (USDY) já está disponível para usuários comuns na Stellar, segundo informações da MEXC. Isso tudo acontece em um momento em que a Solana também se prepara para a tokenização de ações. A Forward Industries, uma empresa que está listada na Nasdaq, está planejando tokenizar suas ações na blockchain, com o apoio da Superstate, uma plataforma de emissão regulamentada.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo