Senadores criticam perdão de Trump ao fundador da Binance
A senadora Elizabeth Warren está se movimentando no Senado para apresentar uma resolução condenando o perdão que o ex-presidente Donald Trump deu a Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance. Essa informação veio de uma carta enviada a outros senadores, obtida pelo site Decrypt.
A proposta de resolução chama atenção não apenas por Warren ser uma das vozes mais críticas da indústria de criptomoedas, mas também pelo apoio do senador Adam Schiff, que já mostrou simpatia pelo setor. Ele foi um dos poucos democratas que ajudou a aprovar uma lei sobre stablecoins, que Trump sancionou no verão passado. O assunto foi inicialmente trazido à tona pelo Axios.
O perdão a Zhao gerou uma série de reações no Capitólio, especialmente entre os democratas. Em 2023, ele se declarou culpado por violar leis norte-americanas de combate à lavagem de dinheiro. O Departamento do Tesouro apontou que a Binance não evitou transações de criptomoedas ligadas a grupos como ISIS e Al Qaeda. Essas questões de segurança nacional têm se tornado uma preocupação crescente nas discussões sobre a regulação do mercado de criptoativos.
Outro ponto que gera desconforto é que Zhao, o empresário mais rico do setor, está no centro de alegações de conflitos de interesse. O perdão remete a uma situação delicada que inclui o envolvimento financeiro da família Trump com a Binance. A stablecoin da empresa, chamada USD1, foi usada para um investimento de 2 bilhões de dólares na Binance, feito por uma empresa dos Emirados Árabes Unidos. Mesmo após deixar a liderança da empresa, Zhao continua sendo seu maior acionista.
Warren e Schiff ressaltaram, na carta, que o perdão de Trump aconteceu em um momento em que as relações comerciais entre Zhao e a família Trump estavam se solidificando. Eles acreditam que o Congresso precisa agir para evitar que esse tipo de corrupção prospere. Além disso, logo após a notícia do perdão, o token da empresa de Trump, o WLFI, viu seu valor aumentar mais de 15%.
Embora a insatisfação com o perdão a Zhao seja ampla, especialmente entre os democratas, a resolução simbólica pode enfrentar dificuldades para ser aprovada. Com a maioria republicana na Casa, Warren e Schiff estão pensando em apresentá-la por consentimento unânime. Isso significa que se apenas um senador da oposição se opuser, a proposta pode ser bloqueada.





