Solana inicia envio do Seeker, novo celular, para 50 países
A Solana Mobile deu um passo importante e começou a enviar seu novo smartphone, o Seeker, para mais de 50 países desde a última segunda-feira (4). Segundo a empresa, estão saindo “dezenas de milhares” de aparelhos das fábricas para serem distribuídos.
O Seeker é a segunda geração de smartphones da Solana, sucedendo o Saga, que foi lançado em 2023. Ele roda o sistema Android e traz algumas características bem legais voltadas para o universo das criptomoedas. Entre elas, estão a segurança de hardware chamada Seed Vault, uma loja de aplicativos descentralizados (dApp Store) e um Genesis Token que vai oferecer aos usuários acesso antecipado a novos apps e recompensas em tokens SKR.
Essa dApp Store já conta com mais de 100 aplicativos, incluindo exchanges descentralizadas, programas DeFi e jogos. E a promessa é que o Seeker também tenha uma integração ainda maior com inteligência artificial e DePIN — o que deve abrir novas possibilidades para os usuários.
Cada aparelho Seeker gera um Token Genesis, que é associado ao dispositivo e também permitirá adquirir futuras recompensas em SKR. Isso é meio que uma estratégia semelhante ao airdrop “Capítulo 2” do Saga, que ajudou a aumentar a demanda pelo primeiro modelo.
Falando em SKR, esse novo token serve como o ativo principal do ecossistema mobile da Solana. Ele vai mover a economia do sistema, ajudando a alinhar incentivos e garantir que usuários, desenvolvedores e fabricantes fiquem engajados no crescimento da plataforma.
Ainda em 2023, o Saga chegou ao mercado por um preço salgado de US$ 1.000. Devido a vendas mais lentas do que o esperado, o valor foi ajustado para US$ 599 alguns meses depois, junto com um airdrop da memecoin BONK. Essa ação impulsionou as vendas, já que os tokens gratuitos passaram a valer mais do que o próprio celular.
Outros aparelhos, como o HTC Exodus 1 em 2018 e o Finney da Sirin Labs, também tentaram explorar o segmento de smartphones para criptomoedas, mas nada se compara ao que a Solana tem feito até agora.