Notícias

Solana planeja aumentar blocos em 66% para agilizar transações

No dia em que a rede Solana passou a ter uma capacidade de computação de 60 milhões de unidades por bloco, os desenvolvedores já estavam pensando em mais. Eles agora têm um novo objetivo: aumentar essa capacidade para 100 milhões de unidades. Essa evolução promete trazer mais agilidade e eficiência para as transações realizadas na rede.

Recentemente, a atualização chamada SIMD-0256 implementou essa primeira fase do aumento, subindo a capacidade de 50 milhões para 60 milhões de unidades de computação. Agora, com a proposta SIMD-0286, a meta é uma elevação de 66% na capacidade do bloco. Isso significa que mais transações poderão ser processadas a cada bloco, que são gerados a cada 400 milissegundos.

Os efeitos da expansão dos blocos

Aumentar a capacidade dos blocos não é só uma questão de números; isso também traz um poder de processamento maior. Dessa forma, contratos inteligentes podem ser mais complexos, fundamentais em operações de exchanges descentralizadas e em processos como o restaking e sistemas MEV — onde mineradores reordenam blocos para maximizar o valor das transações.

De acordo com os autores da proposta, não há dificuldades para os participantes da blockchain em acompanhar as validações. Por isso, ficou claro que há espaço para um processamento ainda mais poderoso. Os limites atuais, fixados em 50 milhões de unidades, à primeira vista pareciam suficientes, mas a equipe identificou que a maioria dos usuários não enfrenta problemas para lidar com blocos maiores.

“Nossos limites estão atualmente em 50 milhões. Com o SIMD-0256, vamos aumentar isso para 60 milhões. O objetivo é garantir que a maioria dos participantes consiga acompanhar a rede. E como o tráfego na mainnet não está sendo muito impactado por blocos grandes, fazemos essa nova proposta para levar a capacidade até 100 milhões de unidades”, explicam os desenvolvedores.

Hoje, a rede Solana já consegue processar cerca de 1.700 transações por segundo durante os horários de pico. A nova alteração, se aprovada, será liberada em uma atualização futura de software. Assim que os validadores atualizarem seus sistemas e concordarem com o novo aumento, a nova capacidade começará a valer automaticamente.

Informações importantes como estas, você encontra somente aqui no portal A Cripto.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo