Solana (SOL) registra negociação recorde na B3 com R$1 bilhão
A B3, nossa bolsa de valores, teve um dia histórico na segunda-feira, dia 22. Ela registrou um novo recorde na negociação do Futuro de Solana (SOL), com um impressionante total de 175,6 mil contratos negociados. E o melhor: isso gerou um volume financeiro superior a R$ 1 bilhão!
Esse elevado interesse mostra que os investidores estão sedentos por opções que ofereçam uma diversificação saudável no mercado de ativos digitais, especialmente em um ambiente regulado. Isso é uma ótima notícia para quem está se aventurando no universo das criptomoedas.
Para se ter uma ideia, o volume negociado no Futuro de Solana correspondeu a 26% do que foi movimentado no Futuro de Bitcoin, que é o contrato de ativos digitais mais ativo da bolsa no mesmo dia. No total, rolaram cerca de 69 mil negócios ao longo do pregão. Isso deixa claro que o Futuro de Solana está se firmando como uma opção relevante para quem busca explorar as oscilações dessa criptomoeda.
Felipe Gonçalves, Superintendente de Produtos de Juros e Moedas da B3, comentou que essa marca reflete uma demanda crescente por instrumentos seguros para negociar criptoativos. Ele destaca que “o recorde no Futuro de Solana evidencia a maturidade dos investidores, que buscam diversificar suas estratégias”. Com isso, a B3 continua a oferecer produtos robustos que ajudam na gestão de risco ao investimento em ativos digitais.
Como funciona o Futuro de Solana?
O contrato futuro de Solana (SOL) é basicamente um acordo de compra ou venda da criptomoeda para uma data futura, com um preço já determinado. Na B3, cada contrato equivale a 5 unidades de SOL e é cotado em dólares.
Uma parte interessante desse processo é que todos os dias, a B3 faz o ajuste das posições dos investidores. Isso significa que lucros são creditados e eventuais prejuízos são debitados, um mecanismo que ajuda a manter tudo alinhado. O vencimento desses contratos acontece na última sexta-feira de cada mês e a liquidação é feita de forma financeira, com o valor final sendo calculado com base no índice Nasdaq Solana Reference Price – Settlement. Tudo isso garante uma operação transparente e segura.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura do mercado financeiro no mundo, ocupando um dos maiores lugares em valor de mercado entre as bolsas globais. Ela é fundamental para conectar, desenvolver e viabilizar o mercado financeiro e de capitais, impulsionando o crescimento do Brasil.
Com sede em São Paulo, a B3 também tem escritórios em lugares como Chicago, Londres, Singapura e Xangai. Ela desempenha um papel crucial na promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade, sempre em busca de uma evolução que beneficie tanto os clientes quanto a sociedade.