Tokeniza apresenta token RWA com rendimento mensal de 2% em Bitcoin
A Tokeniza acaba de lançar um token RWA que possibilita aos investidores ganhar com a mineração de Bitcoin (BTC) e a geração de energia solar. Essa é uma chance e tanto, já que os rendimentos são de 2% ao mês em BTC, pagos diretamente na carteira do usuário na plataforma da empresa.
O funcionamento é bem interessante. A oferta consiste em um token de dívida que financia a instalação de uma usina solar com capacidade de 75 kWp e a compra de cinco máquinas Antminer S21 Pro para minerar Bitcoin usando energia limpa. Dessa forma, a usina solar alimenta a operação de mineração, o que diminui a dependência de terceiros e ainda protege os investidores de possíveis oscilações nas tarifas de energia.
Arthur Coelho, CEO da Tokeniza, explica que essa estrutura garante um fluxo de caixa estável, tornando o projeto financeiramente autônomo desde o início. Ele complementa, afirmando que “esse token específico une a usina de energia solar e as plataformas de mineração para oferecer rendimentos em Bitcoin”.
Essa iniciativa nasceu de uma parceria com a Use Energia, que traz soluções inovadoras em energia. Enquanto a Tokeniza cuidou das máquinas de mineração, a Use Energia forneceu a estrutura necessária para a captação de energia solar, garantindo uma operação mais estável.
O token RWA tem um prazo de vencimento de cinco anos e oferece juros de 2% ao mês, com pagamentos semestrais em Bitcoin. A meta de captação é de R$ 450.000, com o prazo final em 6 de setembro. O investimento mínimo para participar é de R$ 200, e o primeiro pagamento ocorrerá 90 dias após o encerramento da captação.
Estratégia de investimento em Bitcoin com DCA em renda fixa
Arthur Coelho também comenta que essa oferta é uma oportunidade de se expor à mineração de Bitcoin de maneira sustentável e a longo prazo. “É como investir e fazer um DCA (Custo Médio em Dólar) de Bitcoin em um modelo de renda fixa, resolvendo um dos problemas que impede muitos de minerar no Brasil: as dificuldades com a energia”, diz ele.
Outra vantagem do token é a possibilidade de negociação na plataforma da Tokeniza antes do vencimento. Coelho destaca que essa liquidez é um dos benefícios mais significativos da tokenização. “Às vezes, o investidor fica preso em um fundo que investe em uma empresa e precisa esperar o final daquela operação para sair. Essa flexibilidade no mercado secundário é um grande atrativo”, afirma.
Além disso, o cenário de tokenização de ativos reais no Brasil está em crescimento. Especialistas acreditam que o mercado já está maduro para avançar, mesmo com a recente revisão do projeto do Drex pelo Banco Central. Com a oferta em expansão de tokens RWA, tanto em redes públicas quanto privadas, as oportunidades para os investidores só tendem a aumentar.