Tokeniza e Graphite viabilizam compras de RWA em reais
A Tokeniza, que é regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e a Graphite Network, uma blockchain voltada para conectar o mundo das finanças tradicionais e descentralizadas (TradFi e DeFi), anunciaram uma parceria muito bacana. Esse anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 4, e promete expandir as funcionalidades da Tokeniza, incluindo a integração com o sistema PIX On-Chain para facilitar transações com o token @G.
O grande diferencial dessa integração é permitir que os usuários comprem ativos tokenizados (os chamados RWAs) na Tokeniza utilizando a Graphite Network. Assim, vai ser possível comprar o token $@G direto com Reais Brasileiros (BRL) através do PIX. A operação terá um processo automatizado para a conversão de moeda, com um valor mínimo de compra de apenas US$ 10.
Essa parceria não para por aí! Há objetivos ambiciosos que buscam trazer milhares de novos usuários para o ecossistema conjunto da Tokeniza e da Graphite Network ao longo do próximo ano. Para isso, estão planejadas ofertas exclusivas e um processo de integração que deve ser mais amigável para os novos usuários.
Em termos técnicos, a solução desenvolvida aproveita a infraestrutura já existente do PIX On-Chain da Tokeniza. Isso garante uma conversão rápida de BRL para ativos digitais e ainda assegura a transparência e auditorias das reservas.
O lançamento oficial desse sistema está previsto para setembro de 2025, mas a implementação irá ocorrer em etapas nos próximos meses.
Parceria entre Tokeniza e Graphite Network
Mychel Mendes, Co-CEO da Tokeniza, comentou que a união com a Graphite é uma forma de reafirmar o compromisso da empresa em inovar e democratizar o acesso a ativos tokenizados para investidores, tanto brasileiros quanto internacionais. Ele disse: “Estamos construindo pontes cruciais para conectar de forma segura e compatível o financeiro tradicional com o ecossistema digital.”
Por outro lado, Marko Ratkovic, CTO da Graphite Network, falou sobre a importância de levar essa expansão para o Brasil, criando uma infraestrutura que coloca a reputação em primeiro lugar na compra de ativos do mundo real.
Segundo ele: “A tecnologia da Graphite Network fortalece a conformidade e a transparência, permitindo que os usuários construam reputações confiáveis na blockchain. Essa colaboração estabelece um novo patamar sobre como os ativos tokenizados podem ser acessíveis e confiáveis, trazendo valor a longo prazo para investidores no Brasil e globalmente.”
A Tokeniza é conhecida por ser a primeira plataforma de tokenização regulamentada pela CVM no Brasil, já contando com mais de R$ 25 milhões em ativos tokenizados. Além disso, a auditoria da Ernst & Young atesta a segurança das operações.
A Graphite Network, por sua vez, é uma blockchain PoA (Proof of Authority) que prioriza a reputação e está alinhada com as regulações de mercado, oferecendo mecanismos de privacidade e segurança, como um sistema de score de reputação e KYC integrado com tecnologia ZK-Proof.
Além dessas novidades, a Tokeniza lançou recentemente o tBRL (Real Tokenizado), na plataforma Moonbeam. Mychel Mendes explicou a importância do tBRL: “O tBRL é a ponte definitiva entre o PIX e os mercados globais. Com a Moonbeam, garantimos eficiência e conformidade em escala internacional, unindo sistemas financeiros tradicionais e blockchain sem perder velocidade ou segurança.”