Notícias

Trump concede perdão a Changpeng Zhao, fundador da Binance

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tomou uma decisão impactante ao conceder um perdão presidencial a Changpeng Zhao, o fundador da Binance, na última quinta-feira (23). Essa informação foi divulgada por veículos de comunicação como a Reuters e o Wall Street Journal, com base em fontes da Casa Branca.

Conhecido como CZ, Zhao foi condenado a quatro meses de prisão em 2024 e, além de cumprir sua pena, teve a proibição de liderar a corretora. Com isso, ele passou a posição de CEO para Richard Teng. Desde sua saída do cargo, CZ se concentrou em novos projetos, como a Giggle Academy, voltada para a educação, e a YZi Labs (anteriormente chamada Binance Labs), destinada a impulsionar iniciativas dentro do setor de criptomoedas.

Trump concede perdão a fundador da Binance

Durante sua campanha, Trump prometeu acabar com a batalha contra as criptomoedas e, desde sua eleição, tem buscado promover o crescimento desse setor. O perdão concedido a Zhao, um dos nomes mais influentes e ricos do mundo das criptos, reflete essa nova linha de pensamento.

Zhao, que é sino-canadense (nascido na China e naturalizado no Canadá), havia sido condenado durante o governo Biden por não manter um programa eficiente de combate à lavagem de dinheiro na Binance. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que ao emitir o perdão, Trump estava utilizando sua autoridade constitucional e ressaltou que “a guerra do governo Biden contra as criptomoedas acabou”.

Vale lembrar que esse não é o primeiro perdão que Trump concede em relação a figuras do mundo cripto. Ele já havia perdoado Ross Ulbricht, fundador da Silk Road, que estava cumprindo prisão perpétua, além de Arthur Hayes e outros executivos da BitMex, que enfrentaram acusações semelhantes às de CZ.

CZ voltará para o comando da Binance?

Recentemente, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC) anunciou que corretoras estrangeiras poderão voltar a atender clientes americanos, sinalizando uma mudança de postura no país. Contudo, quanto ao futuro de Changpeng Zhao, ele mesmo já declarou no ano passado que não tem intenção de retornar ao seu cargo na Binance.

“Estou muito satisfeito com a equipe. Eles estão fazendo um ótimo trabalho, então não sinto necessidade ou desejo de voltar”, disse CZ após deixar a prisão. Até o momento em que essa matéria foi finalizada, tanto a Binance quanto Zhao não se pronunciaram publicamente sobre o perdão.

Em uma de suas postagens mais recentes, Zhao discutiu o motivo pelo qual as criptomoedas lastreadas em ouro ainda não decolaram, em um debate com o investidor Peter Schiff.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo