Notícias

Trump pode autorizar criptomoedas em aposentadorias nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem planos de assinar uma ordem executiva que poderá mudar o cenário de investimentos para muitos americanos. Essa medida permitirá que criptomoedas e outros ativos alternativos sejam incorporados aos planos de aposentadoria, conhecidos como 401(k). A informação veio da Bloomberg, e a expectativa é que a assinatura ocorra nesta quinta-feira (7).

A Secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, ficará responsável por revisar as diretrizes atuais da Lei de Segurança de Renda de Aposentadoria de Funcionários. Ela vai trabalhar em conjunto com o Departamento do Tesouro e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC). O objetivo é fazer mudanças que permitam a inclusão de criptoativos nas contas de aposentadoria.

Na mesma ordem, a SEC deve liberar a inserção de outros ativos alternativos nas aposentadorias. Isso significa que aposentados poderão ter acesso direto a ETFs de Bitcoin e outros produtos relacionados a criptomoedas.

Essa decisão de Trump pode impactar aproximadamente US$ 12,5 trilhões que estão armazenados em contas desse tipo nos EUA. A ideia é não só permitir uma diversificação maior nos investimentos de aposentadoria, mas também proporcionar essa diversificação de forma segura.

Se a ordem for realmente assinada, Trump irá reverter recomendações feitas em governos anteriores. Durante a administração Biden, por exemplo, o Departamento do Trabalho havia desencorajado o uso de criptomoedas em planos de aposentadoria.

Caso a ordem seja implementada, há a expectativa de que bilhões de dólares sejam direcionados ao mercado de criptomoedas nos próximos anos. No entanto, os gestores dos planos de aposentadoria ainda precisarão considerar os riscos associados a esses ativos antes de se decidirem pela inclusão.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo