Notícias

Trust Wallet inclui suporte a RWAs na Ethereum

A Trust Wallet, a famosa carteira de criptomoedas não custodial, trouxe uma novidade que promete agitar o cenário financeiro. A empresa, que pertence a Changpeng “CZ” Zhao, cofundador da Binance, acaba de integrar ações e fundos negociados em bolsa (ETFs) tokenizados na sua plataforma. Essa movimentação pode facilitar o acesso a investimentos em ativos do mundo real (RWAs) de maneira bem prática.

Essa iniciativa foi anunciada após uma prévia em junho, e agora já está disponível globalmente. O comunicado foi feito pela empresa e repercutiu em diversos canais, incluindo o Cointelegraph. O grande trunfo por trás dessa inovação é a parceria com a Ondo Finance, uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) que se destaca no uso de RWAs, e com o agregador de exchanges descentralizadas 1inch.

Eowyn Chen, CEO da Trust Wallet, compartilhou sua visão sobre essa atualização. Para ela, integrar RWAs em carteiras não custodiais é um passo crucial para tornar as finanças mais abertas e acessíveis. E em um mundo onde a blockchain ganha força, essa ferramenta pode realmente democratizar o acesso aos mercados financeiros, ajudando a construir um futuro inclusivo.

Ondo traz os ativos e 1inch fornece a infraestrutura

Na prática, a Ondo Finance vai fornecer os ativos tokenizados, que incluem ações, ETFs e até títulos. Esses ativos são emitidos inicialmente na rede Ethereum através de contratos inteligentes, e em breve, haverá suporte para a blockchain Solana. Já o 1inch Fusion entra em cena para otimizar a liquidez e garantir que as trocas de RWAs sejam ágeis e eficientes.

Sami Waittinen, responsável pelo marketing da Trust Wallet, destacou essa parceria: “A Ondo fornece os ativos, o 1inch entrega a estrutura, e a Trust Wallet faz isso tudo acessível, permitindo que os usuários cuidem de seus ativos de forma autônoma.” Ele completou, ressaltando a filosofia da Trust Wallet de ser uma plataforma multichain, sempre aberta a incluir novos fornecedores de RWAs.

Vale lembrar que, por enquanto, os tokens RWA não estão disponíveis em algumas regiões, como os Estados Unidos, Reino Unido e o Espaço Econômico Europeu. Caso um usuário dessas áreas tente fazer uma troca, ela não será concluída. A empresa ainda destacou que os swaps de RWAs acontecem durante o horário de funcionamento do mercado americano, de segunda a sexta, das 13h30 às 20h UTC. Embora a negociação seja restrita a esses períodos, a Trust Wallet está atenta ao interesse dos usuários e considera futuros recursos que permitam negociações 24 horas.

Convergência entre autocustódia e RWAs

Com essa nova funcionalidade, a Trust Wallet se destaca como uma das primeiras plataformas a unir a autocustódia com RWAs em sua oferta. A autocustódia permite que as pessoas gerenciem seus próprios ativos, sem depender de instituições centralizadas. Já os RWAs tokenizados são representações digitais de propriedades reais, funcionando como um tipo de certificado de propriedade.

Sami Waittinen também falou sobre como essa colaboração está alinhada com a missão da Trust Wallet, que é promover a liberdade de propriedade. A ideia é oferecer às pessoas acesso direto e seguro a uma gama de oportunidades no universo das criptomoedas e na Web3.

Recentemente, Lucien Bourdon, analista da Trezor, destacou dois pontos interessantes sobre essa combinação de autocustódia e RWAs. Ele explicou que, se uma blockchain permite tokens de ativos do mundo real, isso significa que qualquer carteira não custodial que suporte essa blockchain pode armazená-los de forma segura. Para ele, não há uma grande diferença entre um token RWA e qualquer outro tipo de token, já que exemplos como tokens lastreados em ouro já estão sendo armazenados dessa forma.

No entanto, uma diferença importante surge quando falamos sobre a propriedade. Com criptomoedas, suas chaves garantem a posse direta do ativo. Já em relação aos RWAs e stablecoins, as chaves protegem o token, mas o ativo real fica com um emissor ou custodiante. Isso destaca a importância da confiança no emissor, mesmo em um ambiente de autocustódia.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo