Twenty One Capital oferece empréstimos em dólares com garantia em Bitcoin
Segundo informações da Bloomberg, a Twenty One Capital está de olho em uma nova estratégia: oferecer empréstimos em dólares com Bitcoin como garantia. Um porta-voz da empresa comentou que, para eles, “opcionalidade é riqueza”, ou seja, estão abertos a diversas possibilidades de negócios.
A Twenty One Capital, que conta com o suporte da Cantor Fitzgerald, já possui impressionantes 43.500 BTC, um número que é 1.500 BTC a mais do que o esperado. Recentemente, a empresa comprou 5.800 BTC da Tether, uma emissora de stablecoins, elevando suas reservas para cerca de US$ 5,13 bilhões com os preços atuais. Lançada em abril, a companhia tem como meta construir um dos maiores tesouros de Bitcoin do mercado e está se preparando para abrir capital em breve, após uma fusão planejada com a SPAC Cantor Equity Partners.
Empresas vão além do hodling
Com o crescimento dos ativos digitais, muitas empresas de capital aberto e fundos estão mudando a forma como lidam com suas reservas. Em vez de apenas manter os Bitcoins, algumas estão começando a emprestá-los, fazer staking de Ether (ETH) e até negociar opções para gerar rendimentos.
Mining companies como MARA Holdings e CleanSpark estão na vanguarda dessa mudança, usando derivativos para aumentar a receita ao invés de manter seus Bitcoins inativos. A CleanSpark, por exemplo, planeja usar estratégias mais complexas com derivativos para se beneficiar da volatilidade do mercado.
O JPMorgan Chase também está de olho nessa tendência e estuda a possibilidade de oferecer empréstimos com garantias em criptoativos, como Bitcoin e Ether, com possibilidades que podem se concretizar até 2026.
Crescimento dos empréstimos cripto
Por outro lado, a Divine Research, de São Francisco, já emitiu cerca de 30.000 empréstimos de curto prazo em USDC, todos sem garantia. Esses empréstimos são direcionados a mutuários internacionais que têm dificuldade de acessar crédito. Para evitar fraudes, a empresa utiliza o World ID, um sistema que valida usuários por meio de escaneamento de íris.
No mundo das finanças descentralizadas (DeFi), o setor de empréstimos também está se recuperando. Um relatório da Sygnum apontou que o valor bloqueado em empréstimos DeFi atingiu US$ 70 bilhões, um recorde histórico, enquanto o staking de Ether ultrapassou 30% do suprimento total. A Sygnum destacou que o aumento do número de empréstimos ativos na Ethereum reflete a disposição de investidores em assumir riscos e buscar exposição alavancada.
Essas mudanças mostram como o mercado de criptoativos está se adaptando e inovando constantemente, criando novas oportunidades tanto para empresas quanto para investidores.