Xai entra com processo contra xAI de Elon Musk por violação
A empresa de jogos Xai, que utiliza a tecnologia da Ethereum, resolveu entrar na justiça contra a companhia de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI. O motivo dessa ação é a acusação de violação de marca registrada e concorrência desleal, algo que não é bem visto no mundo dos negócios.
A queixa foi apresentada na última quinta-feira no Tribunal do Norte da Califórnia. Nela, a Xai afirma que as ações da xAI criaram uma grande confusão no mercado, prejudicando a imagem da sua marca. A empresa Ex Populus, que é a responsável pela Xai e está registrada em Delaware, diz que utiliza a marca XAI nos Estados Unidos desde junho de 2023. Isso inclui seu ecossistema de jogos baseados em blockchain e o token $XAI. No documento enviado ao tribunal, a Ex Populus destaca que esse caso é um clara violação de seus direitos, que precisa de intervenção judicial.
O ecossistema da Xai oferece uma plataforma inovadora que usa blockchain para videogames e transações digitais. Ele proporciona uma infraestrutura que suporta a lógica de jogo, decisões automatizadas com inteligência artificial e gestão de dados em diversos aplicativos.
Estúdio de jogos xAI causa ainda mais confusão
A Xai alega que a confusão no mercado começou quando Musk anunciou a xAI em julho de 2023 e se intensificou quando ele mencionou, em novembro do mesmo ano, que a empresa tinha planos para lançar um estúdio de jogos. O processo menciona que isso gerou incertezas sobre uma possível relação entre a xAI e a Xai, levando muitos consumidores e até o assistente de IA da Musk, Grok, a fazer associações equivocadas entre as duas marcas.
Além disso, a Ex Populus ressalta que o impacto negativo na reputação da Xai vai além de simples opiniões. De acordo com a queixa, a empresa enfrenta um “sentimento negativo significativo do consumidor”, direcionado em parte pela imagem pública de Musk e as polêmicas envolvendo a xAI. A denúncia destaca que a Xai está sendo prejudicada, pois mesmo com uma reputação consolidada, a associação errônea com Musk gera um grande mal-estar entre os consumidores.
Equipe de Musk interpelou Xai sobre direitos de marca registrada
Na ação, a Xai também acusa a equipe jurídica de Musk de tentar pressionar a Ex Populus a abrir mão de seus direitos sobre a marca, ameaçando cancelar o registro dela recentemente. O processo menciona que o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos já suspendeu alguns pedidos de registro da xAI por conta da provável confusão com a marca Xai.
Diante disso, a Ex Populus busca o cancelamento dos pedidos pendentes da xAI, além de uma compensação por danos e uma ordem judicial que impeça a empresa de Musk de usar o nome em questão em jogos e aplicativos baseados em blockchain, afirmando que não há outra solução legal que possa reparar os danos causados pela situação.