Notícias

Principais acionistas das empresas com mais bitcoins em caixa

Empresas públicas têm uma fatia significativa do mercado de Bitcoin, com cerca de 4,1% da oferta total, o que equivale a aproximadamente 861 mil moedas. Isso representa uma soma impressionante de R$ 556 bilhões. Um estudo recente revelou que alguns nomes se destacam como os principais acionistas dessas companhias.

Um dos grandes destaques é a Vanguard. Curiosamente, essa empresa é uma das críticas mais veemente ao Bitcoin, mas é também a que possui o maior número de ações em empresas como Strategy, Coinbase, Block e Riot. A razão para a Vanguard aparecer tão proeminente é que seus clientes não podem adquirir ETFs de Bitcoin através da corretora, o que pode levá-los a buscar exposição à criptomoeda por meio dessas empresas.

Os principais acionistas na área de Bitcoin

A Strategy (NASDAQ: MSTR) se posiciona como a maior detentora de Bitcoin no mundo, guardando mais de 600 mil moedas. A Vanguard é a principal acionista, seguida por Capital Research e BlackRock.

Na sequência, a mineradora Marathon Digital (NASDAQ: MARA) possui 50 mil bitcoins. A BlackRock detém 15% das suas ações, enquanto a Vanguard tem 11,7%, e a State Street aparece com 3,9%.

Outras mineradoras também se sobressaem. A Riot Platforms (NASDAQ: RIOT) acompanha com 19.223 bitcoins, e sua maior acionista também é a Vanguard, seguida pela BlackRock. A empresa japonesa Metaplanet (TYO: 3350) é a quarta, com um total de 16.352 bitcoins, onde suas principais acionistas são Capital Research e MMXX Capital.

Recentemente, a Fidelity tomou a frente como a maior acionista da Metaplanet, através da NFS, somando 12,9% das ações. A mineradora CleanSpark (NASDAQ: CLSK), com 12.500 bitcoins, completa a lista das cinco maiores, e seus principais acionistas são também a BlackRock e a Vanguard.

Outras empresas e os mesmos acionistas

Ainda falando das grandes empresas que têm Bitcoin em caixa, encontramos a Tesla (NASDAQ: TSLA), com 11.509 bitcoins, cuja liderança é dominada por seu CEO, Elon Musk, seguido por Vanguard e BlackRock.

Outra mineradora, a Hut 8 (NASDAQ: HUT), conta com 10.273 bitcoins, e também apresenta BlackRock e Vanguard como os principais acionistas. Entre as corretoras, a Coinbase (NASDAQ: COIN), a maior dos EUA, tem em seu caixa 9.480 bitcoins, e duas gestoras da Vanguard são as principais acionistas, com a BlackRock também no páreo.

O padrão persiste na Block (NYSE: XYZ), que abriga 8.584 bitcoins, igualmente dominada pela Vanguard. A GameStop (NYSE: GME) aparece com 4.710 bitcoins, com a Vanguard, RC Ventures e BlackRock como seus acionistas primários.

Por fim, a Semler Scientific (NASDAQ: SMLR), que se destacou ao copiar a estratégia da Strategy, guarda 4.636 bitcoins em suas contas, e é dirigida por Interchange Capital e Ridgeback Capital, com William Chang, um dos diretores, na lista dos principais acionistas.

Esse movimento de pessoas e instituições em busca de Bitcoin revela um interesse crescente em expor seus investimentos a este ativo, mesmo com algumas gestoras adotando uma postura crítica em relação à criptomoeda, como é o caso da Vanguard, que chegou a coibir clientes de comprá-la.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo