Notícias

Tesla perdeu US$ 3,5 bilhões com venda de Bitcoin em 2022

Enquanto muitas empresas estão investindo em Bitcoin, a Tesla acabou se destacando por ter tomado uma decisão inesperada que pode ter lhe custado milhões. Fundada por Elon Musk, a companhia vendeu 75% de sua reserva em um momento de baixa, perdendo, assim, a chance de lucrar cerca de 3,5 bilhões de dólares.

A relação da Tesla com o Bitcoin começou no primeiro trimestre de 2021. Naquele período, a empresa investiu 1,5 bilhão de dólares, adquirindo 43.200 unidades de BTC a um preço médio de 34.722 dólares por moeda. A ideia era aproveitar o “potencial de longo prazo” da criptomoeda e diversificar a forma como gerenciava seu caixa.

Embora Elon Musk tenha se tornado um grande fã da Dogecoin, o Bitcoin realmente chamou sua atenção no início de 2021. Ele simplesmente incluiu a palavra “bitcoin” em sua bio no Twitter, e, em questão de horas, o preço disparou 20%. Porém, mesmo nesse cenário otimista, a Tesla não segurou seus Bitcoins por muito tempo. No mesmo trimestre em que comprou, vendeu 10% de sua reserva por 272 milhões de dólares.

O que aconteceu depois não foi tão positivo. Em 2022, o mercado de criptomoedas enfrentou uma queda significativa, levando o Bitcoin a níveis em torno de 15 mil dólares. Em um movimento de liquidação, a Tesla decidiu vender mais 75% de sua reserva no segundo trimestre, arrecadando 936 milhões de dólares.

Se a companhia não tivesse vendido seu Bitcoin, os 43.200 BTC adquiridos teriam chegado a valer cerca de 5 bilhões de dólares hoje — uma valorização de 233% em relação ao investimento inicial. Isso significa que a Tesla poderia ter lucrado 3,5 bilhões de dólares com essa jogada.

Após todas essas movimentações, hoje a empresa de Elon Musk possui 9.720 BTC, que estão avaliados em aproximadamente 1,1 bilhão de dólares. É interessante notar como decisões em momentos de incerteza podem afetar drasticamente o futuro financeiro de uma companhia.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo