Planos de aposentadoria nos EUA poderão incluir criptomoedas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a assinar uma ordem executiva que vai permitir que os planos de aposentadoria conhecidos como 401(k) possam investir em criptomoedas. Essa é uma promessa recente do governo Trump e um empurrãozinho a mais na aceitação institucional dos ativos digitais.
Embora alguns planos de aposentadoria já oferecessem acesso a criptomoedas desde 2020, ainda não havia uma proteção legal que respaldasse essa prática. Com a nova ordem, a expectativa é que o mercado obtenha uma base legal sólida para ampliar as opções oferecidas aos investidores. Isso deve ajudar a diminuir os argumentos contra a inclusão das criptomoedas nas estratégias de aposentadoria.
De acordo com informações, a nova diretriz vai permitir que os cidadãos americanos diversifiquem os seus planos de aposentadoria 401(k). Além das criptomoedas, os fundos poderão investir em imóveis, private equity e outros ativos alternativos. A assinatura da ordem executiva está prevista para esta quinta-feira (6).
Fundos de aposentadoria poderão investir em criptomoedas
O Departamento do Trabalho dos EUA está reavaliando as regras que têm por base a Lei de Segurança da Renda de Aposentadoria dos Funcionários de 1974. Essa revisão visa incluir ativos alternativos nas carteiras de aposentadoria dos americanos.
A autorização para que produtos do mercado privado sejam oferecidos em contas 401(k) pode abrir um mercado de US$ 12,5 trilhões em investimentos em criptomoedas para aposentadoria. Até o momento, apenas alguns planos podiam incluir criptomoedas, mas agora todos os titulares das contas terão essa possibilidade.
Defensores dessa mudança acreditam que adicionar opções como criptomoedas e private equity oferecerá mais flexibilidade e, potencialmente, retornos maiores para os poupadores.
Além disso, a nova diretriz de Trump também pedirá à Secretária do Trabalho, Lori Chavez-DeRemer, que trabalhe junto a agências como o Departamento do Tesouro e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC). O objetivo é explorar mudanças que melhorem o acesso dos investidores a esses produtos inovadores.
EUA avançam na adoção de criptomoedas
Essa ação executiva é apenas mais um passo dentro de uma série de iniciativas do governo Trump com foco no setor das criptomoedas. No início deste ano, foi emitida uma ordem para criar uma Reserva Estratégica de Bitcoin e um portfólio mais amplo de ativos digitais, visando garantir a liderança dos Estados Unidos na economia digital.
Além disso, o governo publicou um extenso relatório de 166 páginas sobre criptomoedas, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Ativos Digitais. Esse documento traçou um plano arrojado para o papel do país na economia de ativos digitais e sugere facilitação da adoção de criptomoedas e simplificação das regras para conformidade.
Esse plano representa uma tentativa de manter os Estados Unidos como protagonistas em inovação blockchain. O relatório descreve as mudanças esperadas como o início de uma “Era de Ouro das Criptomoedas.”
A futura ordem executiva de Trump pode transformar a maneira como as criptomoedas e outros ativos alternativos se insere nas finanças tradicionais. Com foco no mercado de aposentadoria, que movimenta impressionantes US$ 12,5 trilhões, essa política pode redefinir a forma como os americanos pensam em proteger o valor para o futuro.