SEC suspende negociação de empresa após salto de 2.000% em ações
A negociação das ações da QMMM Holdings foi suspensa pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Isso se deu após um aumento surpreendente de mais de 2.000% nas ações da empresa, que anunciou que começaria a investir em criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e Solana.
Em setembro, as ações da empresa dispararam mais de 2.100%, fechando a última sexta-feira a US$ 119,40. A SEC decidiu suspender a negociação até o dia 10 de outubro, enquanto investiga se houve alguma manipulação nas ações.
No comunicado da SEC, foi informado que a suspensão ocorreu devido a possíveis manipulações promovidas por recomendações de compra feitas em redes sociais. Essa situação parece ter sido criada para elevar artificialmente o preço e o volume das ações da empresa.
A QMMM Holdings, que está baseada em Hong Kong, havia revelado no início do mês que planejava iniciar sua tesouraria com US$ 100 milhões em criptomoedas.
Tesouraria de Criptomoedas
A decisão da SEC surge em um período de maior vigilância por parte dos reguladores sobre as empresas que começam a adotar criptomoedas em suas tesourarias. Estas tesourarias se referem a empresas que utilizam seus excessos de caixa para investir em ativos digitais.
Recentemente, o The Wall Street Journal noticiou que tanto a SEC quanto a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA) começaram a investigar diversas companhias após detectarem atividades de negociação atípicas. Várias dessas empresas têm optado por comprar criptomoedas, com o intuito de proporcionar melhores retornos aos seus acionistas. E é comum que, após tais anúncios, as ações de empresas que adotam esse tipo de estratégia apresentem altas significativamente abruptas, mesmo que de forma temporária.