Notícias

Fintech com apoio da Coinbase apresenta stablecoin lastreada em Real

A fintech Crown anunciou na última terça-feira, 14, que está começando suas atividades no Brasil. Junto com essa novidade, a empresa lançou a BRLV, uma stablecoin que se liga diretamente ao real (BRL) e que é 100% lastreada em títulos do governo brasileiro. Com essa chegada, a Crown já conta com mais de R$ 200 milhões subscritos, resultado de uma rodada seed que arrecadou US$ 8,1 milhões, liderada por investidores de peso, como a Coinbase Ventures.

De acordo com John Delaney, cofundador e CEO da Crown, a BRLV traz uma proposta interessante. “Ela é totalmente garantida por títulos públicos do Brasil, que são vistos como um dos mais seguros do mundo. No entanto, ainda existem desafios para as instituições acessarem o real. Com a BRLV, queremos criar uma infraestrutura financeira que facilita esse acesso de maneira estratégica, garantindo também a conformidade regulatória e a liquidez”, explica Delaney. Para completar, a estrutura da Crown ainda permite que parte do rendimento das reservas, as LFTs, seja compartilhada com parceiros institucionais.

O funcionamento do BRLV é semelhante ao de outras stablecoins que estão atreladas ao dólar americano. Elas são conhecidas por permitir transações rápidas, seja para pagamentos instantâneos ou para operações de câmbio. Mas a BRLV se destaca por ser lastreada exclusivamente por títulos do governo, o que significa que não envolve ativos considerados de risco.

A Crown conta com um time forte por trás dela. Entre os investidores e apoiadores da fintech, estão empresas como Framework Ventures, Valor Capital Group, Norte Ventures, Paxos, e figuras como Ed Wible, cofundador do Nubank. Os fundadores têm um histórico sólido em fintechs e criptomoedas. John Delaney, por exemplo, trabalha com cripto desde 2013 e foi COO da fintech Xerpa. Já Vinicius Correa, principal engenheiro, foi um dos primeiros desenvolvedores do Nubank e também cofundou a Pipo Saúde. Alex Gorra, que atua como sócio-fundador da Crown, traz experiência de passagens por instituições renomadas como UBS e JP Morgan. Recentemente, Bruno Passos assumiu o cargo de COO após uma longa trajetória na Hashdex, liderando diversas áreas, como operações e tecnologia. Para completar o time, André Lara Resende, um dos criadores do Plano Real, atua como consultor estratégico.

Essas movimentações mostram que a Crown chega ao mercado com força total, promovendo soluções inovadoras e seguras para quem deseja explorar o mundo das criptomoedas no Brasil.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo