EUA propõem pagamento de impostos em Bitcoin para reserva estratégica
Um novo projeto de lei apresentado pelo congressista de Ohio, Warren Davidson, está chamando atenção ao permitir que americanos paguem seus impostos federais utilizando Bitcoin. E mais: o BTC arrecadado seria direcionado para a recém-planejada Reserva Estratégica de Bitcoin dos Estados Unidos.
O que se pretende com o “Bitcoin for America Act” é que os EUA diversifiquem sua riqueza em um ativo que não sofre com a inflação, funcionando como uma reserva de valor a longo prazo. Davidson alerta que, sem uma ação deliberada, o país pode ficar atrás de potências como Rússia e China, além de diversas nações emergentes.
Ele afirma que essa proposta é um passo significativo na modernização dos sistemas financeiros do país. “Esse projeto oferece aos americanos mais opções para o pagamento dos impostos, além de fortalecer a base financeira do governo”, comentou Warren Davidson. Para ele, é uma oportunidade de fazer os EUA liderarem na evolução do dinheiro e da inovação digital.
Vale lembrar que outras ideias parecidas já surgiram. Desde que o ex-presidente Trump lançou uma ordem executiva em março, visando criar a reserva, houveram várias tentativas que não avançaram. A senadora Cynthia Lummis, por exemplo, propôs que os EUA comprassem até 80 bilhões de dólares em Bitcoin, usando a reavaliação das reservas de ouro do Federal Reserve para isso.
Planos para a Reserva de Bitcoin dos EUA
Outro projeto, apresentado pelo deputado Byron Donalds, tentava adicionar Bitcoin à Reserva Estratégica, mas apenas de maneira a não impactar o orçamento. O projeto de Davidson parece buscar um equilíbrio entre essas propostas.
Conner Brown, do Bitcoin Policy Institute, elogia a ideia. Segundo ele, “o Bitcoin for America Act prova que uma reserva estratégica de Bitcoin pode ser algo mais democrático, permitindo que os americanos contribuam por meio de seus pagamentos de impostos”. A empresa dele, inclusive, já apoiou formalmente o projeto e se associou à BitcoinQuant para desenvolver um modelo que projeta o crescimento da reserva nacional se os cidadãos começarem a pagar impostos em Bitcoin.
E a previsão é impressionante: se apenas 1% dos impostos federais forem pagos em Bitcoin entre 2025 e 2030, a reserva poderia ultrapassar 2,6 milhões de BTC, o que equivaleria a cerca de 230 bilhões de dólares no preço atual do Bitcoin.
“Ao permitir que os cidadãos paguem seus impostos com Bitcoin, o país se beneficia de um ativo que tende a se valorizar ao longo do tempo, diferente do dólar que enfrenta constante desvalorização devido à inflação”, destacou Davidson.





