Notícias

Bitcoin é sem valor e supera a bolha das tulipas, afirma Burry

Michael Burry, um investidor famoso por prever a crise de 2008 — sua história foi até adaptada para o cinema com a atuação de Christian Bale — voltou a fazer declarações polêmicas sobre o Bitcoin. Na última terça-feira (2), em uma conversa com Michael Lewis, autor de livros como “A Grande Aposta”, Burry lançou críticas pesadas à criptomoeda, dizendo que ela “não vale nada” e que é ainda mais problemática que a famosa bolha das tulipas no século XVII.

Burry, que fez fortuna durante a crise do mercado imobiliário, também está atualmente apostando contra empresas de inteligência artificial, afirmando que este setor está supervalorizado. A tensão em suas declarações levanta muitas questões sobre o futuro dos investimentos em tecnologia e criptomoedas.

Michael Burry diz que Bitcoin é pior que tulipas

As comparações entre o Bitcoin e a bolha das tulipas, que estourou entre 1634 e 1637 na Holanda, são recorrentes entre críticos da moeda digital. Apesar disso, o Bitcoin continua firme, atingindo novas máximas mesmo após 16 anos de existência.

Embora o mercado tenha amadurecido e muitas opiniões mudado ao longo do tempo, Burry permanece inflexível em suas críticas. Quando Michael Lewis perguntou se ele estava se protegendo com ouro ou Bitcoin, Burry não hesitou: “Acho que o Bitcoin a cem mil dólares é a coisa mais ridícula”. Ele ressaltou como as pessoas discutem os preços com grande naturalidade, mesmo com as constantes flutuações.

Ele não economizou nas palavras: “Não vale nada. Todo mundo aceitou isso. É o bulbo de tulipa do nosso tempo.” Para ele, o Bitcoin é ainda mais problemático porque facilita a prática de atividades ilícitas de forma mais sutil.

Em outubro de 2021, quando o Bitcoin estava a US$ 61.000, Burry até questionou seus seguidores sobre como lucrar com a queda das criptos, e hoje, dois anos depois, o Bitcoin teve uma valorização de 48,5%, mesmo com as recentes oscilações de preço.

Vale mencionar que, ao contrário de suas opiniões sobre bitcoins, Burry revelou que possui ouro desde 2005. Durante a conversa com Lewis, o assunto se expandiu para o Federal Reserve, inteligência artificial, S&P 500, entre outros tópicos. As reflexões do investidor estão disponíveis na íntegra no podcast que pode ser acessado na plataforma da Apple.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo