Botanix traz contratos inteligentes para o Bitcoin com segunda camada
A Botanix Labs revelou na última terça-feira (1º) uma novidade que promete agitar o universo do Bitcoin: uma solução de segunda camada. O grande objetivo? Integrar as finanças descentralizadas, conhecidas como DeFi, ao Bitcoin.
Essa conexão será feita por meio do protocolo chamado Spiderchain, que permitirá à Botanix executar contratos inteligentes de maneira semelhante ao que já acontece na Ethereum. Com isso, as transações na rede Bitcoin poderão ser feitas de forma mais ágil e a custos muito mais baixos, cerca de dois centavos de dólar, com um tempo de resposta de apenas cinco segundos.
Botanix vai decolar com novos operadores
Quando olhamos para outras soluções de segunda camada, como a Lightning Network e Liquid, a Botanix se destaca por focar nos contratos inteligentes, prometendo uma descentralização robusta. A estrutura inicial da rede será como uma federação, contando com 16 nós independentes. Esses nós serão geridos por nomes conhecidos no ramo, como Galaxy, Fireblocks e Alchemy, entre outros.
O plano é aumentar esse número para mais de 100 operadores até 2026. Os desenvolvedores garantem que nenhuma entidade, nem mesmo a Botanix, terá controle total sobre a rede. “Ela será operada por uma crescente federação de parceiros de nós confiáveis”, afirmaram no X (antigo Twitter).
O anúncio afirma que, além de outras funções, os usuários vão poder negociar, tomar e oferecer empréstimos, fazer staking e operações alavancadas, tudo isso dentro do ambiente do Bitcoin. A ideia é trazer o potencial de DeFi para a rede, garantindo que as transações não fiquem congestionadas.
“Com o lançamento da Botanix, os usuários do Bitcoin contarão com tempos de transação muito mais eficientes — do antigo tempo de 10 minutos, agora caindo para cinco segundos — e custos médios bem baixos, apenas US$ 0,02”, disseram os desenvolvedores.
Conheça o ‘Bitcoin 2100’
Além da mainnet, a Botanix aproveitou para lançar o ‘Bitcoin 2100’, uma plataforma de jogos interativos que promete atrair novos usuários para a rede. Ambientada no ano de 2100, a ideia é apresentar uma “Cidade Bitcoin”, onde o sistema financeiro global foi substituído por soluções descentralizadas.
“Em vez de apenas ler sobre DeFi no Bitcoin ou contratos inteligentes, você aprende fazendo”, afirmaram os criadores.
Essa plataforma já conta com quatro jogos: Satoshi Spin, Mining SATs, Guess the Blockhash e Satoshi’s Keys, todos com prêmios em Bitcoin.
Embora outras soluções de segunda camada ainda enfrentem desafios de adoção no Bitcoin, o surgimento da Botanix traz novas possibilidades de transações rápidas e baratas, ampliando o leque de utilizações sem sair do ambiente do Bitcoin.