Notícias

Empresa de Trump solicita lançamento de ETF de Bitcoin e altcoins

A Truth Social, uma das empresas fundadas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, está com uma novidade bem interessante no mercado financeiro. A plataforma quer lançar um ETF misto de criptomoedas, batizado de “Truth Social Crypto Blue Chip”. O nome já dá a entender que se trata de um produto focado em criptoativos de alta capitalização.

Na terça-feira, dia 8, a empresa protocolou um pedido à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O novo ETF vai ter uma base sólida em Bitcoin e outras altcoins, como Ethereum e Solana. Segundo os detalhes que foram divulgados, a estratégia de investimento vai alocar 70% do aporte inicial em Bitcoin (BTC). Os 30% restantes vão ser distribuídos entre outros ativos: 8% em Ethereum (ETH), 5% em Solana (SOL), 5% em Cronos (CRO) e 2% em XRP. Para quem não conhece, CRO e XRP são os tokens nativos, respectivamente, da Crypto.com e da Ripple Labs.

ETF de Bitcoin em Alta

Só para lembrar, no mês passado a Truth Social já havia protocolado pedidos para um ETF à vista de Bitcoin e outro misto, que incluía Bitcoin e Ethereum. O novo “Truth Social Crypto Blue Chip ETF” também terá o apoio da gestora Yorkville America Digital e a custódia das criptomoedas ficará sob responsabilidade da Foris DAX Trust Company. As cotas desse fundo devem ser listadas na NYSE Arca.

No início deste ano, a Trump Media se uniu à Crypto.com e à Yorkville para explorar o lançamento de uma série de ETFs focados em criptoativos e tokens desenvolvidos nos EUA. Um episódio que chamou atenção foi a reemissão de 70 bilhões de CRO pela Crypto.com, uma movimentação que almeja estruturar um ETF e que gerou bastante discussão no mercado.

Além da Truth Social, outras gestoras como Bitwise e Grayscale estão esperando a aprovação da SEC para também lançarem seus ETFs com foco em criptomoedas, abrangendo altcoins como Dogecoin, Cardano, Avalanche, Hedera, Litecoin e Polkadot.

Esse aumentos de propostas reflete uma nova postura da SEC sob a gestão de Trump, que tem se mostrado mais favorável ao setor de criptomoedas em comparação com administrações anteriores.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo