Cofundador da Tornado Cash tem planos de testemunho incertos antes do julgamento
Roman Storm, um dos cofundadores do Tornado Cash, um serviço de mistura de criptomoedas, está no centro de um julgamento criminal nos Estados Unidos que começa em breve. Em uma entrevista recente, ele compartilhou que sua equipe jurídica está pronta para desafiar as alegações de que ele teria se beneficiado pessoalmente de fundos ilícitos relacionados ao projeto.
Enquanto isso, Storm ainda não decidiu se vai se defender no tribunal. Ele mencionou que essa é uma escolha a ser feita mais perto da data, sem dar uma resposta definitiva: “Talvez eu testemunhe, talvez não”.
As complicações aumentaram para Storm em 2023, quando autoridades dos EUA o indiciaram. Isso aconteceu cerca de um ano após o Departamento do Tesouro sancionar endereços associados ao Tornado Cash, acusando o serviço de facilitar a lavagem de dinheiro para um grupo de hackers da Coreia do Norte, conhecido como Grupo Lazarus.
Outro cofundador do Tornado Cash, Roman Semenov, ainda está foragido. Já Alexey Pertsev, outro membro da equipe, foi condenado na Holanda por lavagem de dinheiro e sentenciado a mais de cinco anos de prisão.
A vida de Storm enquanto aguarda julgamento
Desde sua prisão, Storm recebeu um forte apoio de várias pessoas da comunidade cripto, que veem as acusações como uma ameaça aos desenvolvedores e à privacidade digital. Personalidades influentes como Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, e Matt Huang, fundador da Paradigm, contribuíram com fundos para seu suporte legal. Relatos indicam que o fundo de defesa de Storm já tinha mais de US$ 750 mil em julho.
“Esse caso está me causando muito estresse mental. É devastador”, ele comentou, mencionando a sensação de estar lidando com uma situação que considera um mal-entendido. “Foi um choque quando a realidade começou a se instaurar, e agora percebo que vou precisar de um tempo para me recuperar antes de retornar ao que amo fazer”.
O julgamento de Storm está marcado para começar no dia 14 de julho no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York.