Notícias

Corretora P2P de bitcoin firma acordo e recomenda saques imediatos

A corretora de criptomoedas Paxful anunciou na quinta-feira (19) que encerrou sua batalha judicial contra o governo dos Estados Unidos. Depois de meses de negociações, a plataforma de negociação entre usuários, conhecida como P2P, chegou a um acordo com o Departamento de Justiça e a Rede de Combate a Crimes Financeiros.

O Tribunal do Distrito Leste da Califórnia decidiu que a Paxful terá que pagar uma multa criminal de US$ 4 milhões, além de cumprir um período de liberdade condicional de dois anos. Essa penalidade é fruto de investigações sobre a gestão anterior da empresa, que não seguiu regras básicas de prevenção à lavagem de dinheiro.

Erros da antiga gestão

As acusações envolvem erros cometidos pela antiga equipe da Paxful, antes de 2023. Segundo o governo americano, os fundadores ignoreram normas que visavam prevenir práticas ilegais. Eles até teriam orientado funcionários a ajudar usuários a contornar leis e restrições.

A nova liderança da corretora se distanciou dessas ações passadas, colaborando com as investigações para tentar limpar o nome da marca.

Fim das operações: retire seus fundos

Com o desfecho do caso, a Paxful vai encerrar suas operações definitivamente. A empresa começou a fechar as portas em outubro de 2025 e já não realiza transações em nenhum país. Para aqueles que ainda acessam a plataforma em fevereiro de 2026, a única opção será efetuar o saque dos bitcoins. A recomendação é clara: “saque o mais rápido possível”.

A Paxful foi criada em 2015 e, em seu auge, conectou mais de 14 milhões de usuários ao redor do mundo. Atualmente, a nova administração foca em devolver todos os fundos que ainda estão bloqueados nas contas dos antigos clientes. No Brasil, a situação não é a melhor: a página da Paxful no Reclame Aqui está recheada de reclamações e a plataforma é considerada não recomendada por muitos investidores.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo