Ethereum se destaca em 2025 com novos desenvolvedores, Bitcoin é 3º
Um estudo recente divulgou que, em 2025, mais de 16 mil novos desenvolvedores se juntaram ao ecossistema do Ethereum, consolidando sua posição como o principal destino para programadores nesse setor. Para se ter uma ideia, o Bitcoin ficou em terceiro lugar, com aproximadamente 7.500 novos programadores adicionados ao seu time.
Essa diferença no número de desenvolvedores pode ser atribuída ao foco de cada projeto. O Bitcoin se destaca como uma reserva de valor, com pouco espaço para inovações, enquanto o Ethereum se diversifica com várias soluções de segunda camada e aplicações variadas.
Estudo revela quais ecossistemas de criptomoedas atraem mais desenvolvedores
Para realizar essa análise, os pesquisadores da Electric Capital avaliaram a contribuição de novos desenvolvedores para diferentes soluções dentro dos ecossistemas. Importante ressaltar que eles consideram um novo desenvolvedor como aquele que fez sua primeira contribuição em 2025.
No topo da lista, além do Ethereum, aparece a Solana, com 11.534 novos programadores, seguida do Bitcoin. Outros ecossistemas que também se destacam incluem Polygon, Stacks, Sui, Internet Computer, BNB Chain e Stellar. O Aptos encerra essa lista.
Esses dados são valiosos para entender a atratividade de cada ecossistema no mercado e também como eles estão progredindo. Além disso, o estudo traz à tona a quantidade de desenvolvedores ativos em cada plataforma. O Ethereum ainda mantém a liderança, mas houve um crescimento notável para o Sui e para o BNB.
Perguntas sobre a Polygon não estar no ecossistema do Ethereum
Nos comentários sobre a publicação da Ethereum Foundation, alguns usuários manifestaram curiosidade sobre o porquê da Polygon não figurar como parte do ecossistema Ethereum. Especialistas esclareceram que, embora a Polygon esteja relacionada ao Ethereum, ela é na verdade uma sidechain, operando com seus próprios validadores e segurança. Isso a torna uma rede independente, ao contrário de outras soluções que utilizam o Ethereum para processar transações.
Em termos de valor de mercado, a situação é um pouco diferente. O Bitcoin se destaca como o mais valioso, seguido pelo Ethereum e, em terceiro lugar, o BNB.