Notícias

Raoul Pal projeta 4 bilhões de usuários de criptomoedas

O número de usuários de criptomoedas pode alcançar a impressionante marca de 4 bilhões até 2030, de acordo com Raoul Pal, um ex-gestor de fundos hedge que é bastante entusiasta do tema cripto. Ele compartilhou esses dados em uma postagem no X, comparando a adoção de criptomoedas com a etapa inicial da internet, observando um aumento significativo a cada vez que uma nova inovação conquistava 5 milhões de usuários.

Pal utilizou como parâmetro o número de carteiras de criptomoedas e o equivalente de endereços IP na internet. Ele explicou que, ao longo de nove anos, a base de usuários de criptomoedas cresceu 137% anualmente, totalizando 659 milhões de usuários até o final de 2024. Para efeitos de comparação, até o final de 2000, a internet tinha 187 milhões de usuários, com uma taxa de crescimento de 76% por ano.

Para o próximo ano, Pal prevê um crescimento mais moderado, mas ainda considerável, de 43%, projetando que atingiremos 1 bilhão de usuários de criptomoedas até 2030. Isso representaria cerca de um oitavo da população mundial.

Capitalização de mercado de US$ 100 trilhões

A visão otimista de Pal também inclui a possibilidade de que o mercado de criptomoedas ultrapasse a impressionante marca de US$ 100 trilhões na próxima década, atingindo esse patamar já em 2032. Segundo ele, fatores como desvalorização e adoção serão cruciais para esse crescimento.

Pal observa que a desvalorização é responsável por 90% das oscilações de preço, enquanto a adoção impacta 100% do desempenho superior em relação à desvalorização. Ele é o fundador e CEO de iniciativas de educação financeira, como a Real Vision e o Global Macro Investor.

Comunidade revisita as previsões de Pal

Entretanto, nem todo mundo está convencido da visão otimista de Pal. Nos comentários sob sua postagem, alguns usuários levantaram dúvidas, sugerindo que o número de carteiras pode não ser um indicador confiável do crescimento real. Um deles mencionou que, como fundador de um projeto cripto, é fácil criar 10 mil carteiras e distribuir moedas, dando a impressão de uma comunidade sólida.

Outro colocou em perspectiva a sua própria criação de carteiras, dizendo que faz isso a cada seis meses há anos. Em defesa de sua previsão, Pal lembrou que, assim como muitas pessoas têm vários endereços IP, isso acontece também no mundo das criptos.

A plataforma de moeda digital B2B, a Triple-A, indicou que havia mais de 560 milhões de usuários de criptomoedas até o final de 2024. Além disso, um relatório recente da Andreessen Horowitz sugere que entre 30 e 60 milhões de usuários são ativos mensalmente. As discussões em torno desses números mostram que o tema é quente e que há diferentes realidades participando desse mercado em expansão.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo