Notícias

Starknet enfrenta segunda paralisação na mainnet em dois meses

A solução de escalabilidade Starknet, que faz parte do ecossistema Ethereum, passou por uma nova paralisação, deixando os investidores preocupados com a confiabilidade da rede. No último dia 3, a mainnet da Starknet ficou fora do ar por aproximadamente 2 horas e 44 minutos, resultando em uma produção lenta de blocos e dificuldades nas transações.

Mas o que causou essa interrupção? O problema teve origem no sequenciador da rede, que, basicamente, atua como um controlador de tráfego para as transações. Ele é responsável por organizar quais transações entram em um bloco específico. Durante a falha, o sequenciador não reconheceu um código essencial, conhecido como “Cairo0”, o que teve impacto direto no funcionamento da rede, conforme indicado no status da Starknet.

Esse foi o segundo incidente significativo na mainnet em apenas dois meses. Em julho, já havia acontecido uma paralisação de 13 minutos. Essa sequência de problemas levanta questões sobre a estabilidade da Starknet, que ocupa a sétima posição entre as redes L2 do Ethereum, com aproximadamente US$ 548 milhões em valor total bloqueado, segundo dados do L2beat.

As redes L2, como a Starknet, foram criadas para melhorar a capacidade e a velocidade das transações no Ethereum. Elas fazem isso processando transações de forma off-chain, o que ajuda a aliviar a carga da mainnet. A Starknet utiliza uma tecnologia chamada ZK-rollups, mais especificamente provas STARK, para garantir transações rápidas e com custos reduzidos.

Starknet Retorna ao Normal

Menos de três horas após a interrupção, a comunidade da Starknet anunciou no X que tudo já estava funcionando normalmente. “A produção de blocos voltou ao normal. A maioria dos provedores RPC já está ativa e os demais farão upgrade em breve”, informaram.

Para restaurar o serviço, as transações enviadas entre 2h23 e 4h36 UTC não foram processadas. Isso significa que os usuários precisarão reenviar suas transações a partir do bloco 1960612, que foi “confirmado”, indicando uma hora de atividade da rede. A equipe da Starknet prometeu compartilhar um cronograma detalhado, incluindo o que causou a falha e quais medidas serão adotadas para evitar problemas futuros.

O Cointelegraph está tentando obter mais informações diretamente com a Starknet sobre os detalhes dessa interrupção.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo