Jack Dorsey lança aplicativo Sun Day para proteção solar
Jack Dorsey, o CEO da Block e um dos fundadores do Twitter, trouxe uma novidade para quem gosta de aproveitar o sol: um aplicativo que ajuda a acompanhar o tempo de exposição solar. Batizado de Sun Day, o app foi apresentado por Dorsey em sua conta no X, e promete ser uma ferramenta bem útil para quem deseja saber mais sobre a saúde da pele e a síntese de vitamina D.
De acordo com o que ele divulgou, o Sun Day utiliza um modelo científico que calcula a produção de vitamina D com base na exposição aos raios UV, considerando vários fatores. Se você tem curiosidade sobre como isso funciona, o white paper do aplicativo está disponível no GitHub.
Versão beta disponível via TestFlight
Atualmente, o aplicativo está na versão beta e pode ser acessado através do TestFlight da Apple. Esse serviço permite que desenvolvedores testem novos aplicativos e recebam feedback antes do lançamento oficial. O Sun Day coleta informações sobre o índice UV do dia, usando a localização do usuário para dar uma estimativa mais precisa da exposição solar.
Além disso, o aplicativo também pergunta sobre informações como idade, tipo de roupa e cor da pele, garantindo que as estimativas sejam mais ajustadas ao seu perfil. Ele ainda leva em conta dados do aplicativo Saúde da Apple e registros de vitamina D que você pode ter no HealthKit.
Sun Day requer entrada manual para funcionar
É importante destacar que o usuário precisa inserir algumas informações manualmente. Para que o aplicativo funcione corretamente, você deve tocar em um botão quando estiver exposto ao sol e clicar novamente ao voltar para ambientes fechados. Dorsey enfatizou que o aplicativo não detecta luz automaticamente, ou seja, a troca de informações é feita manualmente, registrando cada sessão de exposição.
Dorsey também revelou que o Sun Day ainda tem algumas melhorias a serem implementadas no futuro. Entre as novidades, estão cálculos mais precisos com base na altura e peso do usuário, além de contar com ajustes sazonais e até testes de sangue para medir a vitamina D.
Segundo app de Dorsey em duas semanas
Essa é a segunda novidade que Dorsey lançou em pouco tempo. Na semana anterior, ele já havia apresentado um serviço de mensagens descentralizado, chamado Bitchat, que funciona via Bluetooth. Ele comentou que passou o fim de semana se aprofundando em tópicos como redes mesh, criptografia de mensagens e outras tecnologias necessárias para desenvolver o aplicativo.
Quando questionado por um seguidor se essa série de lançamentos fazia parte de uma estratégia para ver o que ficava no mercado, Dorsey respondeu que, na verdade, estava apenas aprendendo. Ele ainda revelou que está contando com a ajuda de um assistente de inteligência artificial da Block, conhecido como Goose, para criar suas inovações.