Notícias

Binance alerta que 2FA tradicional não garante segurança a investidores

Recentemente, a Binance fez um alerta importante para quem investe em criptomoedas. A corretora avisou que os métodos tradicionais de segurança com autenticação em duas etapas (o famoso 2FA) já não oferecem a proteção que costumavam dar, especialmente devido à evolução dos golpes que estão por aí.

As corretoras de criptomoedas, por serem locais onde muitos investidores têm suas contas, acabam se tornando alvos de hackers. Na verdade, é mais fácil para um criminoso invadir a conta de um único usuário do que tentar atacar toda a segurança da plataforma. Às vezes, nem é preciso ter um ataque direto; muitos golpes contam com a ajuda involuntária dos próprios usuários.

De acordo com a Binance, os golpes de engenharia social são um grande problema. Eles tentam enganar o usuário para que revele informações que podem ser usadas para roubo. A corretora menciona que os ataques têm se tornado mais sofisticados, incluindo táticas como e-mails de phishing e páginas de login falsas. “Os métodos tradicionais de 2FA podem ser comprometidos”, alertou a empresa.

“Tradicional 2FA não é mais suficiente”, diz Binance

A Binance recomenda que seus usuários considerem configurar a autenticação 2FA usando biometria, como impressão digital ou reconhecimento facial. Um exemplo bem claro é que, se alguém conseguir acessar sua conta de e-mail, pode interceptar os códigos de verificação do 2FA sem dificuldades. Tanto os sistemas iOS quanto Android já possuem regras rigorosas para proteger esses dados biométricos.

Outra informação relevante é que as informações de biometria não são armazenadas pela corretora. Elas ficam no dispositivo do usuário, o que aumenta ainda mais a segurança, já que nada vai para a nuvem. No Brasil, o número de contas invadidas em corretoras cresceu bastante, especialmente porque o país é um dos principais centros de negociação global de criptomoedas. Recentemente, uma decisão do STJ reforçou que as corretoras têm responsabilidade sobre a segurança das contas de seus clientes.

Mesmo com biometria, mantenha os olhos abertos para novos golpes

A Binance também fez um alerta de que nem mesmo a biometria é completamente à prova de falhas, já que novos métodos de golpe estão surgindo, muitos deles utilizando inteligência artificial. “Embora a biometria ofereça uma defesa forte, é fundamental estar ciente de ameaças emergentes. Golpistas podem usar tecnologia de deepfake para tentar imitar seu rosto em videoconferências ou a partir de imagens publicamente disponíveis nas suas redes sociais”, explicou.

A corretora já implementou soluções para evitar acessos indevidos que se utilizem de vídeos gerados por IA, embora lembre que nenhuma solução é infalível. Para quem ainda não configurou a biometria, a Binance deixou claro que o processo é simples e acessível para todos os clientes interessados.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo