Nubank apresenta ETF de contratos futuros de bitcoin na B3
A Nu Asset, gestora dos fundos de investimento do Nubank, trouxe uma novidade interessante para o mercado brasileiro: o NBIT11. Esse é o primeiro ETF no país que permite aos investidores acessar o Bitcoin por meio de contratos futuros na B3, a bolsa de valores brasileira.
O que isso significa na prática? Basicamente, você pode acompanhar as variações do preço do Bitcoin de uma maneira bem mais acessível e adaptada ao mercado financeiro tradicional. O ETF foi desenvolvido em parceria com a Nasdaq, e a intenção é facilitar a vida de quem deseja entrar no universo das criptomoedas sem complicações.
Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management, explica que “o NBIT11 foi criado como uma opção para quem quer se expor ao mercado de criptoativos. Com ele, você tem acesso ao preço futuro do Bitcoin de forma simples.” Ele ainda destacou que essa é uma parte da estratégia de oferecer opções para que os clientes diversifiquem seus investimentos com custos baixos e alta liquidez.
Como funciona o novo ETF?
O NBIT11 é baseado no Índice Nasdaq Brazil Bitcoin Futures TR (NQBTCBRT), que foi desenvolvido especialmente para esse ETF. Ele segue de perto o desempenho dos contratos futuros de Bitcoin que estão prestes a vencer na B3.
Desde que os contratos futuros de Bitcoin foram lançados em abril do ano passado, já movimentaram mais de R$ 2 trilhões. Um ponto interessante é que esses contratos permitem que você tenha exposição ao ativo sem precisar comprá-lo ou armazená-lo fisicamente. Isso é um alívio para quem busca manter sua participação no ativo de forma mais prática e alinhada ao que já existe no mercado financeiro convencional.
A estrutura inovadora do ETF facilita a oferta de exposição ao preço futuro do Bitcoin de forma eficiente. Isso não só permite uma redução dos custos operacionais, mas também beneficia você, investidor, com um custo final mais acessível. Além disso, a taxa do fundo vai diminuir ao longo do tempo, conforme o patrimônio crescer.
Investindo no NBIT11
Negociado na B3, o NBIT11 proporciona liquidez em reais e total transparência, funcionando sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e seguindo as regras do mercado financeiro no Brasil. A boa notícia é que você pode começar a investir com um valor inicial de apenas R$ 50,00. A taxa global é de 0,50% ao ano, o que é bem competitivo, e você pode contar com liquidez em um dia útil (D+2) caso decida resgatar.
Assim, o NBIT11 abre uma porta para muitos que estão de olho no Bitcoin, oferecendo uma opção que combina praticidade e segurança.