Notícias

Hester Peirce, da SEC, comenta sobre criar NFTs

Hester Peirce, uma das comissárias da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), também conhecida no mundo das criptomoedas como “Crypto Mom”, deu um discurso recente que misturou humor com reflexões sobre tokens não fungíveis (NFT) e a postura da SEC em relação aos ativos digitais.

Durante um evento do Coin Center, Peirce fez uma leve brincadeira em resposta às especulações sobre seu futuro na SEC, já que seu mandato oficialmente terminou em junho. Contudo, existe uma norma que permite que os comissários permaneçam no cargo por até 18 meses a mais, até que o Senado encontre um substituto.

Ela comentou: “Muitas pessoas me perguntaram o que vem a seguir. Posso sair do governo e mudar completamente minha visão sobre criptomoedas, mas essa área é muito familiar para mim. Meu plano há tempos era me lançar na apicultura — afinal, o mel é uma delícia e as abelhas costumam picar menos do que muitos dos meus críticos no Twitter.” Depois de esclarecer que estava só brincando, Peirce revelou figurativamente que seu “Plano C” seria focar em NFTs, com a intenção de criar uma coleção representando personagens que encontrou na indústria de criptomoedas e sua interação com a política.

Peirce, que é uma das quatro comissários e uma das três republicanas na SEC, tem um histórico de apoio a políticas que favorecem o setor de criptomoedas e blockchain. Após a saída do ex-presidente Gary Gensler, ela anunciou a formação de uma força-tarefa com o objetivo de desenvolver uma estrutura regulatória para os ativos digitais.

Nos momentos mais descontraídos do evento, Peirce comparou NFTs a diversas figuras conhecidas do setor, seguidas de uma mensagem mais séria sobre o futuro da agência. “Sinto que, na maior parte do meu tempo na SEC, não consegui convencer meus colegas a dar uma chance às criptomoedas,” disse ela. “Espero que vocês usem esse período — um momento em que a clareza nas regras se tornou prioridade — para construir iniciativas que tragam segurança, proteção e felicidade para suas famílias e comunidades.”

Mudança de tom sobre criptomoedas na SEC desde janeiro

As palavras de Peirce refletem um clima novo na SEC. Desde a saída de Gensler, que foi severamente criticado por sua abordagem de “regulamentação por imposição”, a comissão adotou um tom diferente em relação aos ativos digitais.

A comissão começou a mudar sua postura, desistindo de processos judiciais antigos contra empresas de criptomoedas e, segundo especialistas, isso pode sinalizar a aproximação de aprovações de fundos negociados em bolsa, o que seria um alívio para o setor. Isso mostra que a SEC está afrouxando algumas diretrizes regulatórias, facilitando a vida de quem atua nesse mercado.

Além disso, um projeto de lei no Senado dos EUA, que está em andamento, pode trazer ainda mais clareza para a SEC, definindo papéis mais claros para os reguladores financeiros em relação aos ativos digitais.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo