Notícias

BC discute o futuro do dinheiro em evento no Rio

O Secretário-Executivo do Banco Central do Brasil, Rogério Antônio Lucca, vai marcar presença no Central Banking’s Autumn Meetings, que acontece no dia 19 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento vai focar na “Colaboração internacional em uma nova era de choques globais e inovação”.

Lucca participará de um painel que promete discussões interessantes sobre “O futuro do dinheiro: inovação, interoperabilidade e parceria”. Esse painel reunirá representantes de bancos centrais e autoridades monetárias de diversos países, trazendo uma oportunidade valiosa para troca de ideias.

Um dos pontos em destaque será como as parcerias público-privadas podem dar um empurrãozinho na inovação do dinheiro digital. O debate vai girar em torno do papel de stablecoins e das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs). O intuito é entender como esses ativos podem coexistir e até complementar o dinheiro que já conhecemos, sem necessariamente substituí-lo.

A discussão também vai abordar como garantir que diferentes plataformas digitais possam trabalhar juntas. Isso levanta questões importantes sobre governança e segurança, especialmente quando se fala na emissão de CBDCs em registros de terceiros.

Além de Rogério Lucca, nomes de peso marcam presença, como Alberto Naudon, do Banco Central do Chile; Adolfo Sarmiento, do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai; Johnny Gramajo, do Banco da Guatemala; Moad Fahmi, da Autoridade Monetária das Bermudas; e Ádám Banai, do Banco Central da Hungria.

O Central Banking’s Autumn Meetings 2025 vai rolar no Hotel Hilton Copacabana, entre os dias 19 e 20 de novembro. É uma grande oportunidade para líderes de bancos centrais e especialistas discutirem sobre os caminhos da política monetária, estabilidade financeira e as inovações tecnológicas que estão moldando o sistema financeiro global.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo