Notícias

Estudo aponta as criptomoedas mais populares para 2025

O CoinGecko, uma plataforma que reúne dados sobre criptomoedas, trouxe novidades sobre os ecossistemas e as narrativas que mais chamaram a atenção em 2025. Uma das grandes estrelas desse cenário é a Solana (SOL), que se destacou pelo segundo ano consecutivo. Também chamam a atenção as memecoins, que continuam a conquistar seu espaço.

Porém, essa popularidade não se reflete nos preços. A Solana deve fechar o ano com uma queda de 34%, enquanto as memecoins enfrentam resultados até mais desafiadores. O relatório do CoinGecko permite comparar rankings de anos anteriores, o que é ótimo para entender onde as tendências estão indo.

CoinGecko revela os ecossistemas mais populares de 2025

A Ethereum, a pioneira no uso de contratos inteligentes, mantém sua posição de destaque como a segunda maior criptomoeda em valor de mercado. No entanto, ela caiu para a terceira posição entre os ecossistemas mais populares de 2025. À sua frente estão a Solana e a Base, que foi lançada pela Coinbase em 2023.

O CoinGecko destacou que “o ecossistema Solana conquistou seu segundo ano consecutivo como o mais popular, acumulando 26,79% do interesse global em narrativas específicas do setor em 2025.” Contudo, a atenção dada à Solana diminuiu, caindo 12,0 pontos percentuais em relação aos 38,79% do ano anterior. Isso mostra como a blockchain ainda enfrenta dificuldades para se expandir além do que é visto como especulação em memecoins, mesmo com a adoção institucional crescente e o lançamento de ETFs nos EUA.

Enquanto isso, o Sui e o BNB também se destacaram, ocupando a quarta e quinta posições, respectivamente, com crescimentos de 6,9% e 4,9% em relação ao ano passado. O Bitcoin, com seu forte foco na cultura maximalista, aparece em 13º lugar, mantendo 1% do interesse do mercado e superando outras criptomoedas como Berachain, Hedera e Polygon.

Memecoins e IA aparecem como as principais narrativas do mercado pelo segundo ano seguido

Além dos ecossistemas, o CoinGecko também analisou as narrativas que dominaram o mercado em 2025. No topo estão as memecoins, com 12,5% do interesse geral dos investidores. O volume grande de projetos nesse segmento pode ter contribuído para essa liderança, apesar do desempenho geral negativo.

Em seguida, vem o interesse em criptomoedas voltadas para a Inteligência Artificial (IA), que alcançou 9,8%. Essa busca pode ser um reflexo do desejo dos investidores de explorar essa tecnologia fora do mercado tradicional de ações.

“O fenômeno das memecoins voltou com força, ocupando 25,02% do interesse global dos investidores”, afirmou o CoinGecko. Isso representa uma queda em relação aos 30,67% do ano anterior, sugerindo que o entusiasmo por ativos especulativos pode estar diminuindo.

Entre as narrativas que completam o top 5 estão os Agentes de IA, que saltaram da 17ª posição em 2024, e os Ativos do Mundo Real (RWA), que caíram algumas posições. Novidades também surgem na forma de projetos “Feitos nos EUA” (Made in USA).

As stablecoins são um capítulo à parte, aparecendo na 16ª posição com 1,7% do interesse global. Isso se dá pelo uso intensivo delas, embora a maioria das pessoas não tenha tanto interesse em acompanhar seus preços.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo