Notícias

Texas aprova ouro e prata como moeda de curso legal

Alguns moradores do Texas já estão com um pé atrás em relação a uma nova lei que reconhece o ouro e a prata como moeda de curso legal no estado. Essa mudança, que também cria uma moeda baseada nesses metais preciosos, tem gerado discussões entre a população.

Neste domingo, o governador do Texas, Greg Abbott, anunciou em uma publicação no X que sancionou o Projeto de Lei 1056. Essa lei foi aprovada tanto pela Câmara dos Representantes quanto pelo Senado estaduais e deve entrar em vigor em 1º de maio de 2027. Agora, o código do governo estadual permite que os habitantes usem ouro e prata em suas compras, com base no valor que for estipulado na época.

Uma cláusula da Constituição dos EUA, citada por Abbott, afirma que os estados não podem usar nada além de ouro e prata como meio de pagamento para dívidas. Contudo, a nova legislação não proíbe o uso de notas do Federal Reserve ou de outras moedas como forma de pagamento no Texas. Além disso, não é obrigatório que os comerciantes aceitem ouro ou prata para realizar transações.

Sob a liderança do governador Abbott e com uma legislatura estadual dominada pelos republicanos, o Texas tem avançado em projetos que promovem o uso de criptomoedas, como o Bitcoin (BTC). No mesmo dia em que sancionou o Projeto de Lei 1056, Abbott também aprovou uma legislação para criar uma reserva estratégica estadual de BTC.

Do ouro ao papel, de volta ao ouro?

Os Estados Unidos deixaram o padrão-ouro para transações em 1933, quando o presidente Franklin D. Roosevelt decidiu que a população deveria entregar suas moedas de ouro ao Federal Reserve. Agora, enquanto estados como o Texas exploram o uso de ativos diferentes, eles ainda enfrentam limitações constitucionais que impedem a emissão de cédulas e moedas.

A mídia tem sugerido que a criação de uma moeda baseada em metais preciosos poderia abrir espaço para o Texas reconhecer uma moeda digital lastreada em ouro ou prata. Entretanto, muitos habitantes estão questionando as tentativas anteriores da legislatura de implementar leis semelhantes e se preocupam com a segurança das transações.

Um usuário do Reddit, que assina como the_shootist, levantou um ponto importante: “Como o lojista vai se proteger e garantir que a moeda de ouro ou prata é autêntica e não falsificada?” Ele ainda apontou que há muitos detalhes que precisam ser considerados para que esse sistema funcione de verdade.

Vale destacar que vários estados dos EUA já reconhecem metais preciosos como moeda de curso legal, porém não obrigam os comerciantes a aceitá-los como pagamento. Em algumas regiões, empresas têm aceitado notas de ouro, conhecidas como “Goldbacks”, mas elas não têm o respaldo dos governos estadual ou federal como moeda de curso legal.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo