Notícias

Bitcoin ultrapassa ganhos do ouro em 2025 e gera polêmica

O ouro tem se destacado neste início de ano, apresentando uma alta de 28% e alcançando um dos melhores desempenhos da sua história. Porém, nessa semana, o Bitcoin resolveu ofuscar ainda mais o metal precioso, gerando reações intensas entre os entusiastas do ouro.

Na segunda-feira (14), o preço do Bitcoin chegou a impressionantes 123 mil dólares, acumulando uma valorização de 32% em 2025. Essa evolução fez com que muitos começassem a vê-lo como um “ouro digital” por suas qualidades como escassez, facilidade de transporte e armazenamento — características que atraem investidores. No entanto, existem aqueles que ainda ficam na dúvida e criticam a criptomoeda.

Peter Schiff critica a alta do Bitcoin

Peter Schiff, um conhecido crítico do Bitcoin e fervoroso defensor do ouro, tem utilizado as redes sociais para expressar seu descontentamento. Recentemente, ele sugeriu que esse seria um ótimo momento para vender Bitcoin e investir em prata. Para ele, mesmo que o preço do Bitcoin continue subindo, a prata poderia ter um desempenho ainda melhor.

Ele afirmou: “Enquanto o Bitcoin pode cair facilmente, o potencial de queda da prata parece muito limitado”. Com a nova alta, o Bitcoin superou o valor de mercado da prata em novembro do ano passado e agora ocupa a posição de quinto ativo mais valioso do mundo, superando gigantes como Google e Amazon.

Schiff também não perdeu a oportunidade de criticar a estratégia de acumulação de Bitcoin entre empresas, chamando-a de um “esquema Ponzi”. Essa visão reflete sua preocupação com o que ele considera uma migração de investidores do mercado de metais preciosos para o setor de criptomoedas, uma situação que o deixa bastante incomodado.

Bitcoin ainda tem um caminho a percorrer contra o ouro

Apesar de tantas conquistas, o Bitcoin ainda não conseguiu superar seu antigo recorde de preço em relação ao ouro. De acordo com os dados mais recentes, o par Bitcoin/Ouro (BTC/XAU) atingiu seu pico em dezembro de 2024, quando foi negociado a 41. Agora, está em uma cotação de 36,3.

Esse par é uma forma relevante de medir a força do Bitcoin, já que compara a criptomoeda com outro ativo escasso, controlado e que não sofre a influência da inflação. Para quem quer realizar negociações de Bitcoin contra ouro, uma das opções disponíveis é a Tether Gold (XAUT), uma criptomoeda que tem seu valor lastreado em ouro, criada pela mesma empresa responsável pelo USDT.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo