CEO da REX alerta sobre cautela em criptomoedas para ETFs
Em meio ao crescimento dos fundos de índice, os emissores de ETFs de criptomoedas estão sendo bastante cautelosos na hora de escolher quais moedas incluir em seus portfólios. Greg King, CEO da REX Financial, destacou que grande parte do mercado de criptoativos ainda é um tanto “duvidosa”. Para ele, sair do top 10 ou até do top 20 das criptomoedas traz muitos riscos.
King comentou em uma entrevista que não espera uma explosão gigantesca de propostas de ETFs que abranjam uma variedade bem ampla de criptos. No entanto, ele prevê que muitos fundos serão lançados, mas focados em moedas específicas. A pressão para aprovar ETFs tem aumentado desde que os ETFs de Bitcoin começaram a fazer sucesso, especialmente agora que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está adotando uma postura mais favorável em relação ao setor.
Um exemplo prático é o ETF que a REX está tentando lançar, centrado em memecoins, como Bonk (BONK), Official Trump (TRUMP) e Dogecoin (DOGE), que é a décima maior moeda em valor de mercado.
King vê futuro em Solana para as stablecoins
Em julho, a REX apresentou um ETF focado na Solana (SOL), que também oferece oportunidades de staking, ou seja, recompensas para quem mantém seus tokens para apoiar a rede. King acredita que a Solana é uma blockchain mais rápida e que merece mais atenção, especialmente em comparação com a Ethereum, que está no centro das discussões sobre stablecoins.
Ele mencionou, com sinceridade, que a tendência de desenvolver stablecoins exclusivamente na Ethereum é uma “grande negligência”, e vê Solana como a promessa para o futuro nesse segmento. “Muita gente acha que Solana pode ser a responsável por desbancar o Ethereum”, comentou, sabendo que isso pode dividir opiniões.
Expectativas em alta para os ETFs de criptomoedas
King também abordou as previsões para o lançamento de mais ETFs voltados para cripto nos próximos meses. Ele acredita que uma “certa explosão” deve acontecer, ressaltando que não é comum ver tantas iniciativas para lançar produtos idênticos no mercado de ETFs. O exemplo mais recente desse fenômeno foi a corrida pelo ETF de Bitcoin, que rapidamente se espalhou para o Ethereum e agora para a Solana.
Ele acredita que esses lançamentos só vão aumentar ao longo do tempo e vê Solana como uma excelente opção para um ETF à vista. Isso se deve à sua competitividade com a Ethereum e também a possibilidades de lucros um pouco mais atraentes.
Novas propostas para o ETF de Solana
Atualmente, há nove empresas que já protocolaram pedidos para lançar um ETF com foco na Solana. Entre elas estão nomes conhecidos como VanEck, Bitwise, Grayscale, 21Shares, CoinShares e várias outras. A expectativa é que a SEC aprove essas propostas até outubro, e analistas acreditam que a aprovação é quase certa, dado o clima favorável para o mercado de cripto.